Ministério Palavras da Vida | "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim"


| H o m e | M i n i s t é r i o | P a s t o r | C u l t o s | P e d i d o . de . o r a ç ã o
| C o n t a t o s

João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida."
Adicione este site aos seus favoritos Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Vá para a página inicial.

















          DE VOLTA AOS TEMPOS DA IGREJA DE CORINTIOS

 

INTRODUÇÃO: As cartas do Apóstolo Paulo foram escritas de acordo com aquilo que ele via, sentia, e o Espírito Santo revelava para ele fatos que estavam acontecendo nas igrejas. Muitas das coisas que Paulo falava nas cartas eram repreensões, muitas coisas que aconteciam na igreja naquela época, são exemplos que não devem ser seguidos. Mas o que observo hoje, é que muitas doutrinas negativas da época, doutrinas estas, rejeitadas e criticadas pelo apóstolo Paulo, hoje são base de ensinamentos nas igrejas, como se elas fossem boas para o crescimento espiritual do crente. E estes ensinamentos negativos nas igrejas fazem com que igreja de hoje, fique cada vez mais longe da semelhança com a Igreja de Atos dos Apóstolos, e muito mais semelhante à igreja de Corintios.

A mídia tem o poder de transformar pessoas simples em pessoa importantes, pessoas comuns em mito, ídolos, pessoas humanas feitas de carne e osso, em pessoas imortais, pessoas que olhamos para eles e queremos ser iguais a eles, estar perto deles, freqüentar os mesmos lugares que eles, imitá-los. Hoje temos pregadores que estão na mídia, não só pregadores, mas também cantores e vemos que no meio evangélico a uma corrida para a idolatria.  E muitos pastores têm incentivado os membros a olhar para estes homens como se eles fosse alguma coisa. II co. 3: 4 e 5; I Co. 12: 4-6; Gl. 1: 10-12. Temos pastores também que desejam ardentemente ser igual a estes pregadores como se eles fosse alguma coisa, desejam estar perto deles, imitá-los, freqüentar o mesmo ambiente que eles freqüentam, mas isto já acontecia na igreja de Corintios I Co. 1: 10 – 31; I Co. 3: 1- 9; Atos 14: 1 – 15; Atos 10: 24-26; Tg. 5; 17.

A visão de Paulo é mostrar a Jesus, apontar Jesus, ensinar o povo a olhar para Jesus. I Co. 2: 1-5; Hb. 12: 1 e 2; Sl. 34: 5; Nm. 21: 8 e 9; Jô. 3: 13 – 16.A visão de Paulo é a mesma de João Batista. Jô. 3; 22 – 31.

Como hoje podemos ver que muitas pregações que não são inspiradas pelo Espírito Santo. II Pd. 1: 20 e 21 são pregações baseadas em conhecimentos humanos, aprendida em centros teológicos, que mais serve para ensinar a histórias de Israel, é uma tentativa de ensinar história sobre Deus, que não produz a vida e não ensina o crente o caminho da salvação e da vida eterna. A igreja de Corintios também tinha estes pregadores e este tipo de pregação. I Co. 2: 1–13; II Co. 3: 1–6; II Tm. 4: 1–5; Gl. 1: 10 -12; Cl. 2: 4-12.

E hoje as igrejas são formadas por grupos, panelinhas, divisões, dissensões, são baseadas em aparência humana, vaidades, estão produzindo igrejas carnais, que se não mudar, não poderão ver a luz. Rm. 8: 1-8; Gl. 5: 16- 21. A igreja de Corintios era uma igreja carnal. I Co. 3: 1 – 3.

Muitas igrejas estão fundamentadas em coisas visíveis. II Co. 5: 7; II Co. 4: 18. Prosperidade, amuletos, sorte, bênçãos materiais, conhecimentos humano de Deus (letra). Na igreja de Corintios também tinha os mesmos problemas. I Co. 3: 10 -17; Mt. 7: 24 -27; II Co. 11: 1–15; Gl. 1: 6 -9; Atos 20: 29 e 30; II Pd. 2: 1-4.

Muitos por fazer faculdades teológicas, já se consideram sábios. Mais sábio até que o Espírito Santo se tornam soberbo, já não ouve mais, só querem falar, não têm mais tempo para aprender com o Espírito Santo, já sabem de mais. Se não for para pregar ou ensinar ir a igreja não tem mais graça, estão inchados, não cabe mais nada, já estão ricos, não precisam mais de nada. A igreja de Corintios tinha muita deste tipo. I Co. 4: 1-20; Lc. 11: 52.

Muitos hoje ocupam os púlpitos com a vida totalmente errada, com os olhos cheios de adultério, prostituição, com a vida totalmente mundana. Assim também vivia a igreja de Corintios. I Co. 5: 1-13, Jd. 11-16; II Pd. 2: 10-14.

Vemos muitos problemas nas igrejas que são resolvidos na justiça dos homens. Envolvimentos com policias, há até casos de pastores que não conseguem expulsar demônios e chamam a policia para prender o endemoninhado. A igreja de Corintios também tinha estes tipos de problemas. I Co. 6: 1-7; Mt. 5: 20.

Sexo fora do casamento, sexo entre solteiros, entre divorciados, entre viúvos, isto é normal nas igrejas de hoje, para muitos isto não é mais pecado. A igreja de Corintios pensava da mesma maneira, por isto Paulo falou sobre o casamento para está igreja. I Co. 6: 12-20; I Co. 7: 1-9.

Hoje temos acesso as salas de bate papo, MSN, orkut, vídeo game, jogo de bola e outros divertimentos, isto  na verdade nos embaraça. Hb. 12: 1. Nos afasta das orações, dos jejuns, da Palavra de Deus, dos evangelismos, das aulas dominicais, dos cultos, isto tudo na verdade nos afasta de Deus. Estas coisas não trás nenhuma edificação para as nossas vidas. I Co. 10: 22 e 23; I Co. 6: 12; I Co. 11: 1.

Pouco se dá valor para a Santa Ceia. A Santa Ceia é feita de qualquer jeito, sem nenhum preparo espiritual, sem as devidas reverencia que ela merece. A igreja de Corintios também não entendia nada a respeito do valor que a Santa Ceia merece. I Co. 11: 17-34.

Hoje podemos observar nas igrejas que há muitas profecias muitas línguas estranhas, muitos caindo na unção, muitos caindo no sopro, no paletó, dente de ouro, retete, tudo isto hoje é dons do Espírito Santo, na minha visão a maioria da profecia nas igrejas são da carne, outras de demônios, línguas estranhas também a muitas da carne e outras até de demônios. E estes sinais também são ilusões demoníacas e carnais, não tem nada a haver com o Espírito Santo. E estes retete, nada mais é que emoções carnais, e manifestações demoníacas dentro das igrejas. Cl. 2: 18; I Tm. 4: 1. Nisto a igreja de hoje é diferente da igreja de Corintios, pois na igreja de Corintios eles buscaram os verdadeiros Dons Espirituais, só não sabiam administrar os Dons. I Co. 12: 1-31; I Co. 1: 3-7.

A igreja de nossos dias deveria buscar os verdadeira Dons que só vem através de uma vida de intensa busca. Mas é mais fácil se iludir com estes falsos dons que não tem nada a ver com a Palavra de Deus, pois para fazer falsos sinais não é preciso buscar a Deus, mas sim deixar Satanás dominar a mente Mc. 13: 21-23; I Jô. 4: 1; Mt. 7: 15-23.

Vemos muitos retete, fogo de palha, mas não vemos o verdadeiro amor. A igreja de Corintios também tinha retete, fogo de palha, mas tinha os verdadeiros Dons, mas também não vivia o verdadeiro amor. Por isto Paulo mostra para eles a base para se tornarem à verdadeira igreja do Senhor. I Co. 13: 1-10; Mt. 25: 31-46; Lc. 25-37.

Hoje muitos cultos (para muitos virou reunião) são na verdade uma baderna, não há ordem, não se tem hora para começar e muito menos para terminar. Há mais profecia do que Palavra e Ensino.Há também muitas línguas estranhas e nenhuma interpretação. A igreja de Corintios também era uma igreja assim. I Co. 14: 26-40.

As pregações pouco e muitas vez\as nem se refere a Cristo, pouco se sabe da ressurreição, vivemos muitas emoções, mas não desfrutamos da verdadeira vitória na Cruz. A igreja de Corintios também sabia pouco sobre o assunto, por isto Paulo falou aos Corintios sobre a ressurreição. I Co. 15: 1-58; Ap. 1: 17 e 18; Cl. 2: 4-15.

Nota: Objetivo do Apóstolo Paulo, em suas cartas de ensinar e exortação a igreja de Corintios era para que a igreja de Corintios fosse mais parecida possível com a vida dos discípulos e apóstolos de Jesus, ou seja, parecida com a Igreja de Atos dos Apóstolos. II Co. 11: 1-6; I Co. 15: 1-11.

Desta forma devemos olhar, aprender e ensinar a Palavra de Deus, aprendendo com os ensinos e exortação do Apóstolo Paulo a Igreja de Corintios, tendo a coragem de nos aproximarmos o máximo possível da Igreja de Atos dos Apóstolos. Tirando dos nossos meios e de nossas igrejas os falsos ensinos. Ensinos que não tem fundamento Bíblico, falsos sinais e falsas manifestações do Espírito, ou seja, espírito de erro que nos faz errar, falsos dons, que não tem nada a ver com os Dons que o Apóstolo Paulo fala a igreja de Corintios. I Co. 12: 1-11. Precisamos colocar em prática os ensinamentos do Apóstolo Paulo, ensinos que nos leva a ter realmente uma experiência pessoal com Jesus Cristo, rejeitando tudo aquilo que nos causa embaraço. Rejeitar a idolatria às divisões e dissensões e não cometer os mesmos erros do passado. Atos 17: 10 e 11; Jr. 7: 3 e 4; Jr. 14: 14; Lm. 2: 14; Os. 10: 2; Mt. 7: 15-20, mas imitar os irmãos do passado que acertaram Atos 17: 10 ,11; Atos 1: 4. para podermos viver o verdadeiro amor I Co. 13: 1-13.

Pr. Ev. Sérgio Lopes

 

 

 

BUSQUE NO SITE:




Deixe seu recado:



PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT:
Participe de nossa comunidade no Orkut.


Worship Design :: O design do verdadeiro adorador
Gostou do site? Clique aqui e tenha o seu também!!Milhões de pessoas esperam por você.
Worship Design :: O design do verdadeiro adorador