Idolatria, imagem de escultura Você acredita em imagens de escutura? Será que elas ouvem suas orações? Descubra aqui!

| H o m e | M i n i s t é r i o | P a s t o r | C u l t o s | P e d i d o . de . o r a ç ã o | C o n t a t o s
João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos

Menu

Clique e leia mais de 200 estudos bíblicos









DERROTADOS PELA AUTO CONFIANÇA_ICOR. 10 a 12 _Jd. 10 a 13

INTRODUÇÃO: Ez. 28: 11-17. Is. 14: 12-14. Alguns podem achar que eu tenho medo do diabo, ou que eu queira ser advogado do diabo, na verdade não é nada disso, mas o que eu tenho visto é que muitos pregadores, na intenção de levar o povo para o lado das emoções e gritaria, têm subestimado o diabo em suas pregações. E subestimar o inimigo é um erro e pode ser um erro fatal. Não subestimar o inimigo é sabedoria. A intenção do estudo é primeiro alertar os pregadores, alguns até famosos, que em minha opinião estão sendo crianças. Is. 3: 12 no que diz a Palavra de Deus. Segundo, nós estamos em uma guerra contra o inimigo Ef. 6: 10, 11,12, e inimigos espirituais. E não estudar o inimigo é um erro, está provado que todos  que não estudaram o inimigo perderam a guerra.Estudar o inimigo é uma das principais maneiras de vencermos a guerra, e isto é sabedoria.

1ª PARTE: O VELHO TESTAMENTO
No velho testamento observamos poucas passagens em que o diabo é mencionado. Mas nestas poucas passagens, vamos ver o suficiente, para saber que no Velho Testamento Deus O Criador, Criador de tudo e do próprio diabo. Não o subestimou e nem deu autoridade para que ninguém o subestimasse.

Já no primeiro livro da Bíblia, Gênesis, bem lá no começo já vemos que o nosso inimigo não pode ser subestimado. Pois ele passou anos observando Eva, e todo dia ele via que ela cobiçava a árvore que estava no meio do Jardim. Satanás sabia que Eva não tirava os olhos da árvore. Agora veja a astúcia dele. II Cor. 11: 1- 4,13,15.
Gn. 3: 1-6; Tg. 1: 14,15.

Veja a passagem no livro de Jô, observe a astúcia de Satanás, veja por onde ele anda e na presença de quem ele vai. Jo. 1: 6,7.
Deus conhece o pensamento de Satanás, pois Deus é Onisciente, Deus toca no nome de Jô para ver a reação do diabo. Deus conhece a capacidade de Jô, logo Satanás se manifesta como o acusador. Jo 1: 8-11.O próprio Deus não subestimou o diabo, pois Satanás usou de astúcia para atingir Jô, e Deus falou desta astúcia do diabo. Jó 2: 1-3.

Agora Satanás volta na presença de deus para questionar  o corpo de Moises. Veja só a audácia dele, pois Moises se irou no deserto e Deus não gostou e não permitiu que ele entrasse na Terra Prometida. Satanás teve o entendimento espiritual que Deus estava revelando que Moises não entraria na Canaã Celestial, portanto o corpo de Moises pertencia a ele. Jd. 9.

Agora Satanás volta a presença de Deus para questionar ao sumo sacerdote Josué filho de Jeosadaque, por causas das vestes sujas. Zc. 3: 1a 5.

Duas coisas nós observamos a respeito do corpo de Moises: Vimos que o anjo estava presente, não escarneceu, e não subestimou a Satanás. Jd. 9;

Em relação a Josué, filho de Jeosadaque, o próprio Senhor não o subestimou, e nem escarneceu. Embora Deus pudesse ter feito isso, mas Deus não o fez. Deus está querendo nos mostrar, ensinar alguma coisa com isto. Zc. 3: 12.

Outra coisa que observamos  é a respeito das vestes de Josué.É que se as nossas vestes estiverem manchadas ainda que seja uma mancha pequenininha, é o suficiente para Satanás nos acusar. Mas graça a Deus que nós temos um advogado no céu. IJÕ. 2: 1,2;, e o sangue de Jesus para nos purificar. Ap. 7: 13, 14.

Até Davi sofreu nas mãos de Satanás. I Cr. 21: 1,2,7,8, a 13. II Sm. 11: 1a15, II Sm. ‘’2: 1-11.

 

2ª PARTE: O EVANGELHO
Já nos evangelhos fala mais do diabo (Satanás), mas mesmo nas partes que não fala, sabemos que estava presente. Pois se objetivo dele era destruir Jesus, ele o acompanhou o tempo todo, até Jesus subir ao céu. Ele começou a perseguir Jesus desde pequeno. Mt. 2: 13-16. Até na hora do parto Satanás tentou acabar com Jesus. Ap. 12: 1-6.

O Evangelho o trata como um inimigo perigoso, que se infiltra no meio do povo de Deus, para tentar destruir a obra de Deus. Mt.13: 36-39.
Veja o perigo que Satanás representa para a igreja, para os pastore e para as ovelhas do Senhor. Observe a ousadia dele, pois foi tentar a Jesus usando a própria Palavra, mesmo sabendo que Jesus é a própria Palavra. Jo. 1: 1-14.
Jesus ele não pode vencer pela Palavra, mas se observarmos, Jesus não escarneceu, Jesus o venceu pela Palavra. Lc. 4: 1-13; Ef. 6: 17.

Todo o dia ele está próximo, pois a Palavra nos diz que ele anda ao derredor, acompanha o evangelismo de bobo ele não tem nada. Lc. 8: 10 a 12.

Veja só a astúcia de Satanás, como ele acompanhava a Jesus, ele aproveitava para observar Pedro. Ele pegava o ponto fraco de Pedro, ele sabia que Pedro gostava de crescer quando estava ao lado de Jesus. Então aproveitou a brecha que Pedro deu na soberba. Satanás usou  a Pedro para repreender a Jesus e qual foi a intenção dele, se Jesus ficasse quieto ele ia achar que Jesus tinha medo de Pedro, portanto ele usaria Pedro para tentar derrubar a Jesus.

Veja o quanto ele é ardiloso, ainda acham que ele é bobo. Mt. 16: 20 a 23.A artimanha que ele usou serve para derrubar os homens, mas um homem cheio do Espírito santo como Jesus, não cairia nesta artimanha.

Muitos pregadores famosos e outros nem tanto, gostam de escarnecer e zombar de Satanás como se ele fosse uma pessoa comum, mas ele não é comum. Jesus disse que ele tem um reino, e um reino organizado, mais organizado do que muitos reinos deste mundo. Lc. 11: 14 a 18; Jô. 16: 11; Jô. 14: 30.

Ola esta, uma mulher que tinha um espírito de enfermidades há dezoito anos, veja a liderança de satanás, ele destacou um demônio exclusivamente para aquela mulher. Durante dezoito anos aquele demônio obedeceu as ordens dele. Mas quando Jesus chegou e expulsou o demônio da mulher. Lc. 13: 1 a 16. Isto nos mostra que os demônios são soldados de Satanás e seguem a risca a ordens dele.

Da mesma forma que Satanás usou a Pedro para tentar derrubar a Jesus, agora ele acha um apóstolo que por ganância ao dinheiro resolve fazer a vontade dele.  Significa que da mesma que ele observava a Pedro ele observou a Judas e este se perdeu caiu e realizou o desejo de Satanás. Lc. 22: 1 a 6; Mt. 26: 21a 25; Lc 22: 47, 48.

Satanás aqui já sabia que Jesus o observava. Jesus acompanhava todas as ações dele, e Jesus estava dando proteção a Pedro, pois Satanás estava querendo pegar a Pedro, mas Jesus estava de olho nele, e ele teve que pedir permissão a Deus. Lc. 22: 31; 32.

Satanás queria derrubar Pedro, fazendo com que ele se desviasse, mostrando para Pedro, que na frente do Mestre ele gostava de se mostrar forte, mas que na verdade ele era fraco e covarde. Jõ. ‘7: 12.

Vemos aqui através do Evangelho que Jesus nos ensina nesta batalha, que se quisermos ser vitoriosos não será com nossa autoconfiança, nem abusando do nome de Jesus, mas aprendendo com Ele. Mt. 11: 29.

3ª CARTAS
Vamos ver o que os apóstolos falaram sobre o assunto nas cartas que escreveram as igrejas. Pedro teve várias experiências com a malignidade de Satanás a Bíblia mostra duas, mas pode ser e com certeza aconteceram muito mais, olha o que ele fala em uma das suas Epistola I Pd. 5:8; Pedro sabe que o inimigo está bem próximo que é necessário vigiar, pois ele não vigiou e o diabo o usou contra Jesus.

Paulo foi usado pelo diabo antes de conhecer o Senhor, mas depois de conhecer a?Jesus o diabo não teve acesso a vida de Paulo, mas Paulo conhecia muito bem as artimanhas dele, veja o que Paulo fala. Ef. 4: 27.Se der lugar ao diabo ele entra, em Coríntios Paulo fala muito dele.

Nesta parte Paulo fala até para os casais, para que na hora da relação selam cuidadosos, pois Satanás pode entrar no meio e bagunçar tudo. I Co. 7: 4,5.

Na carta aos Coríntios Paulo fala do perigo, da falta de pedir perdão, o perdoar é a maior arma para derrubar Satanás, no relacionamento pessoal entre duas ou mais pessoas. II Co. 2: 11.

Aqui nós podemos ver que estes pregadores estão falando do diabo sem conhecer o assunto, estão completamente sem entendimento a respeito das coisas de Deus. II Co. 2: 10,11; Jd. 9 a 16.

Paulo se refere da forma que ele se apresenta na igreja, na vida das pessoas. No dia a dia ele faz de tudo para arrebatar almas para o inferno. II Co 11: 13, 24, 25.

Neste momento Paulo estava com facilidade de se exaltar, devido a uma revelação que Deus dera a ele. O próprio Senhor se encarregou de evitar que ele se exaltasse. Usando um mensageiro de Satanás. II Co. 12: 1 a 9.

Outra astúcia do diabo e que ele leva os lideres a colocar qualquer pessoa para a dirigir a igreja ou ocupar cargo de liderança. Pessoas completamente despreparadas, sem conhecimento nenhum da Palavra de Deus, neófitos. Mas tudo isto é umas das artimanhas do diabo. Porque desta forma ele vai aniquilando as igrejas. Paulo fala para Timóteo sobre o assunto. ITm. 3: 1 a 6.

Paulo da a receita para a igreja de Éfeso de como vencer o inimigo. Mas ele lembra de que o inimigo é astuto e perigoso. Ef. 6:10; 1 ao 19.
Tiago nos fala em sua carta, que ele nos ataca e nos leva a provocar ciúme no Espírito Santo. Olha o perigo que ele representa para o crente, aqui ele sabe os nossos desejos pelo mundo, e usa isto nas nossas vidas,  para nos fazer provocar o Espírito Santo.Tg. 4: 4 a 8.

A Teologia nos ensina a preparar pregações que causa impacto, pregações para provocar emoções, grandes testemunhos, mesmo que seja mentira, ele chama de mentira santa, mentir por uma boa causa, não vai deixar de ser mentira. Jõ. 8: 44. Aqui Jesus diz que o diabo só criou uma coisa: a mentira, pois ele é o pai da mentira.

Está forma de pregação baseada em emoções, onde o pregador escarnece do diabo, zomba não bate com a Palavra de Deus, não tem nada a ver com os ensinamentos bíblicos. Ap. 22: 18,19; Gl. 1: 6,7,8; Jd. 9 a 16.

Fica uma pergunta, será que estes pregadores estão pregando o verdadeiro evangelho, será que estão pregando a verdadeira Palavra de Deus, pois se não estão pregando simplesmente estão pecando. IJÕ. 3: 8,9.

Será que estes que estão escarnecendo do diabo, zombando, desafiando e subestimando baseados em seus conhecimentos humanos, o conhecimento de uma Teologia barata. Estão tão autoconfiantes que já nem ligam mais para exemplos, do Velho Testamento, dos Evangelhos, ou das cartas, será que não estão fazendo o que Satanás quer. Ap. 20: 10.


 Pr. Ev. Sérgio Lopes

 
 
dizimo


BUSQUE NO SITE:




DEIXE SEU RECADO:



PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT:

Participe de nossa comunidade no Orkut.

 

Amazing Counters

Já visitaram


© 2009 PALAVRAS DA VIDA - SUA IGREJA NA INTERNET | Todos os dirseitos reservados |


Dizimo e oferta é biblico?