||»HOME ..| »MINISTÉRIO..| »PASTOR |.. »CONTATOS ..|»ORAÇÃO |.. »TV PALAVRAS DA VIDA
João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos

Menu

Clique e leia mais de 200 estudos bíblicos








EVANGELHO DE MATEUS / CAP. 14

MATEUS 14: 1 - Nem Antes de Jesus, nem após alguém obteve maior fama que do que Jesus. Naquele tempo sem internet, TV, rádio ou até mesmo a Bíblia. A fama de Jesus já era conhecida de todos. Tudo passa, todos passam, mas Jesus não. Ele continua o mesmo ontem, hoje e sempre. Hb. 13: 18; Ap. 1:8 e18.

MATEUS 14: 2 – Assim como hoje Herodes não viu a diferença entre Jesus e outros personagens bíblicos, Herodes é compreensível, pois ele não tinha a aprovação de Deus e nem tinha o Espírito Santo. O estranho hoje é que muitos com o conhecimento da Palavra de Deus e que se dizem dirigidos pelo Espírito Santo não saber a diferença entre Jesus e outros homens da Bíblia. Mt. 16: 13 – 17; Jõ: 6.

MATEUS 14: 3 - 5 – Aqui vemos um líder religioso que vivia com a vida errada e não queria ouvir a verdade. Quantos há em nosso meio  na mesma situação de Herodes que não gostam da verdade. Mc. 12: 35 – 40. E quantos estão em nosso meio nas mesmas situações de João Batista sendo apedrejados e sofrendo perseguições por dizerem a verdade. Atos Cap. 7; IITm. 3: 10 -12; Mt. 10:17.

MATEUS 14: 6 – A vida de Herodes era uma orgia, homem que não temia a Deus, escravo do sexo e servo de Satanás dominado pelas mulheres e até pelas crianças; e não é assim em nosso meio? Temos também na liderança de nossas igrejas homens que vivem uma vida de orgias, e dominados por mulheres e até pelas crianças, escravos do sexo totalmente dominados por Satanás. Is. 3: 1 2; Is. 28: 15; Sl. 101: 7.

MATEUS 14: 7 – Um homem sem direção, que já não governava mais a sua cabeça e movido pelas emoções e prazeres. Fez uma promessa que mais tarde iria se arrepender. A importância de entender que na obra de Deus não há lugar para emoções, mas sim para a razão. Rm. 12: 1.
MATEUS 14: 8 – Mãe endemoninhada instrui a filha outra possessa a pedir a cabeça do maior profeta do VT. Mt. 11: 1 – 13.

MATEUS 14: 9 – Aqui vemos certo arrependimento da parte de Herodes, mas como ele não era um homem temente a Deus e também não era dirigido pelo Espírito Santo, ele não voltou atrás nas suas decisões. O homem pode errar fazer promessas erradas e até desviar, não é vergonha para ninguém, vergonha é continuar no erro e cair saindo assim definitivamente da presença de Deus. Lc. 15: 11-32.

MATEUS 14: 10 e 11 – Herodes cumpriu a sua promessa e Herodias realizou o seu sonho: ganhou a cabeça de João Batista em um prato. E Satanás realizou a sua vontade arrumou acomodação para Herodes, Herodias e a sua filha no inferno.

MATEUS 14: 12 – Os discípulos de João levaram o seu corpo e o sepultaram, e depois foram anunciar a Jesus e João não ressuscitou dos mortos como todos os outros do Velho Testamento. Somente Jesus venceu a morte. João como todos os mortais aguardam a vinda de Jesus. ICo. 15: 51 – 58; Its. 4: 13 – 18.

PRIMEIRA MULTIPLICAÇÃO DE PÃES

MATEUS 14: 13 – Jesus ouviu falar da morte de João, sentindo também que corria grande perigo entrou em um barco e foi para um lugar mais seguro. Para muitos deserto é lugar de perigo de sofrimento, mas há momentos em nossas vidas que o deserto pode servir de segurança. Estar em lugar deserto não é propriamente estar no deserto onde o calor é muito forte durante o dia e o frio castiga durante a noite, mas sim se afastar se isolar ficar a sós, parar reciclar, pensar e esperar e foi isto o que Jesus. Afastou-se, se isolou foi ficar a sós com o PAI. Lm. 3: 28, 29.
A multidão queria Jesus, a multidão precisava de Jesus, a multidão embora no seu consciente esteja atrás de prosperidade e bênçãos que venha dar condições melhor de vida para este mundo, mas no seu subconsciente lá naquele lugar que ninguém pode penetrar só o Espírito de Deus ela corre é atrás de Jesus. Rm. 8: 1 – 28.

MATEUS 14: 14 – Jesus viu a grande multidão e teve compaixão por ela, o que fez Jesus após sentir compaixão pela multidão? Curou os enfermos. Curar os enfermos, expulsar os demônios, libertar os cativos e realizar milagres deve estar acima de qualquer doutrina de prosperidade e bens materiais. ITm. 6: 3 – 11; Mc 16: 14-18.

MATEUS 14: 15 – O que me chama a atenção aqui é a preocupação dos discípulos com a multidão, todos os que são discípulos de Cristo se preocupam com a multidão. A multidão é sofrida não tem consciência da verdade, a multidão é possuída de um espírito de religiosidade Amós 8: 12; Ez. 37: 1 e 2; Jl. 3: 14 (Ver o estudo “Multidões, multidões no Vale da Decisão). Já os discípulos de Cristo têm o Espírito de Deus, e conhecem a verdade. Jõ. 17: 1 – 17; Ez. 37: 3 – 10. Exercito de verdadeiros adoradores. Is 13:2-4; Jõ 4: 23,24.

Outro detalhe é que os discípulos também estavam preocupados com a fome da multidão, é dever dos discípulos de Cristo se preocupar com a fome da multidão. E a multidão tem fome, fome de que? A multidão tem sede, sede de que? Cabe aos discípulos descobrir qual a necessidade das multidões. Amós 8: 11; Lc. 4: 1 – 4; Jõ 7: 37; Ap. 22: 17.

MATEUS 14: 16 – Onde Jesus está não há a necessidade de se preocupar com comida ou com qualquer outro bem material. Jesus supri todas as necessidades. Esta preocupação é típica de quem não conhece a Jesus. Cl. 2: 1 – 3; Ef. 1: 15 – 23; 3: 14 – 21; Cl. 1: 15 – 19; Mt. 6: 25 – 34; Sl 23.

Qual foi a resposta de Jesus? Dá - lhes vós o que comer. Os discípulos tem que prover o sustento da multidão. Você pode me perguntar por quê? Porque os discípulos de Cristo tem que estar revestidos do próprio Cristo. Gl. 2: 20; Rm. 13: 11 – 14; Gl. 3: 27.

MATEUS 14: 17 – O que os discípulos tinham? Nada, eles não tinham nada, o que é cinco pães e três peixinhos para cinco mil homens fora as mulheres e as crianças. Talvez você esteja pensando: Mas eu não tenho nada! Eu vou te dizer uma coisa; se você meu irmão é discípulo de Cristo você tem Cristo e quem tem Cristo tem tudo. Atos 3:1-6; Jõ. 14: 6; Jõ 10: 9; Jõ 8: 31 – 36; Jõ 8: 12;  Jõ 6: 35; Pv. 13: 7. 
MATEUS 14: 18 – Apresentem Jesus à multidão, leve a multidão até Jesus, ofereça para a multidão aquilo que você tem de melhor. Atos 3: 1 – 6; Atos 16: 19 – 31.   
 
MATEUS 14: 19 – Aquilo que é pouco para você nas mãos de Jesus será muito, em suas mãos sempre será pouco, mas nas mãos de Jesus se multiplicam. Portanto solte o cabo da nau tome o remo nas mãos. Confie em Jesus e deixe com que ELE através de você  venha multiplicar os alimentos para a multidão. IICo.4  : 1 – 7; ICo.2  : 1 – 5.

MATEUS 14: 20 – Todos se alimentaram e ainda sobraram doze cestos, o que podemos aprender com este texto? Que se deixarmos Jesus fazer a obra através de nossas vidas Jesus vai alimentar multidões e nós como homens, mas cheio do Espírito Santo vamos continuar com a dispensa cheia tendo sempre reserva para alimentar multidões até que Cristo venha nos levar para viver com ELE. ICo. 4: 1 e 2; Dn 12:1-3 e13.

MATEUS 14: 21 – A multidão foi atrás de Jesus talvez sem saber bem certo o porquê, ou o queriam, mas uma coisa é certa o alimentar a multidão foi uma conseqüência do fato deles seguirem a Jesus. Portanto se você faz parte da multidão que anda atrás de Jesus sem saber o porquê ou sem saber o que quer tenha certeza que no final você vai se alimentar do pão. Jõ. 6: 22 – 58.

MATEUS 14: 22 – Para você ser discípulo de Cristo você tem que sair de cima do muro Mt. 5: 37; IRs. 18: 21. Jesus manda entrar no barco e você entra se quiser, o entrar no barco pertence a você a decisão é sua. Jõ. 6: 60 – 68.

Jesus ordenou aos discípulos que fossem na frente, observamos que os discípulos de imediato obedeceram se Jesus mandar vá não tenha medo não questione apenas obedeça, pois debaixo das ordens de Jesus estamos seguros, e ainda que haja tempestade ainda que os ventos estejam contrários estamos seguros. Sl. 91:1-16

MATEUS 14: 23 – Uma pesquisa realizada no Brasil revela que 90% dos pastores que estão dirigindo trabalhos não oram mais que cinco minutos por dia. Se os pastores estão nesta situação imagine as ovelhas. Jesus orava e orava muito, Jesus não dependia de ninguém para orar, o texto diz que Ele subiu ao monte sozinho e ali ficou na presença de Deus. Quanto tempo Jesus orou? Podemos fazer o calculo Jesus foi para o monte ao cair da tarde, ou seja, no começo da primeira vigília.

A primeira vigília dos judeus inicia às 18hs cada vigília é de três horas, observando o versículo 25 de Mateus 14 vemos que na quarta vigília Jesus desceu do monte. O que entendemos é que Jesus orou da primeira vigília até a quarta não sabemos se Ele orou a quarta vigília inteira, mas podemos dizer que Ele orou a primeira a segunda e a terceira vigília. Se Jesus orou as três vigílias e cada vigília dura três horas Jesus orou no mínimo nove horas. Agora se queremos nos parecer com Jesus devemos começar pela vida de oração. ITs. 5: 17; Lc. 18: 1.

MATEUS 14: 24 – Estar no barco sem Jesus é perigoso, precisamos estar no barco, mas no nosso barco tem que ter a presença de Jesus, no barco onde Jesus não está à tempestade e os ventos são contrários.

MATEUS 14: 25 – Jesus é o Todo Poderoso o Onipotente o Onisciente e Onipresente, portanto se estamos com Jesus não devemos temer, pois se o mar da nossa vida estiver passando por tempestade nossos olhos carnais não poderá ver, mas os nossos olhos espirituais com certeza irão ver Jesus vindo sobre as ondas caminhando sobre o mar vindo ao  nosso encontro para nos socorrer. ICo. 2: 9; Mt. 28: 18 – 20.

MATEUS 14: 26 – Porque os discípulos se assustaram e ficaram com medo? Porque eles eram homens normais, pois no meio da tempestade com o mar bravio com o barco açoitado pelos ventos qualquer pessoa normal ficaria apavorada, o pavor mexe com a mente e faz ver o que não existe e não foi diferente com os discipulos quando viram alguém caminhando sobre as ondas pensaram ser um fantasma.

MATEUS 14: 27 - Não era fantasma, não era nenhum vulto qualquer, mas era Jesus o nosso socorro e fortaleza Sl. 91: 1 – 15; Sl. 23, Naum. 1: 7. Vemos que Jesus os mandou com que eles se alegrassem e recuperassem o animo, esta deve ser a atitude daqueles que confiam em Jesus; recuperar o animo e se alegrar ainda que o barco da sua vida esteja em meio à tempestade em um mar bravio açoitado pelas ondas lembre-se Jesus anda no meio das tempestades, Jesus anda sobre o mar, Jesus anda sobre as ondas. Is. 43: 1 e 2;  Is 45: 1 – 7.

MATEUS 14: 28 – Observamos que Pedro pediu uma ordem a Jesus para caminhar sobre o mar e esta deve ser a postura dos homens de Deus esperar a ordem de Jesus para caminhar sobre o mar, pois se tomar esta decisão por si só com certeza estará só no mar em meio à tempestade com o barco açoitado pelas ondas e ventos.

MATEUS 14: 29 – Podemos ver que Pedro sob as ordens de Jesus andou sobre o mar, sob as ordens de Jesus você vai conseguir. Sl 119: 105; Lc. 5: 1 – 5.

MATEUS 14: 30 – O erro de Pedro foi que estando ele sob as ordens de Jesus ele desviou os olhos do Mestre para olhar para o vento, se Jesus te chamar não olhe para os ventos, não olhe para as ondas não olhe para as tempestades apenas olhe para Jesus. Sl. 34:5-8.

Se você tirar os olhos de Jesus você vai ter medo se apavorar e vai perder a fé e afundar. Pedro no momento em que ele tirou os olhos de Jesus teve medo e começou a afundar, mas no meio da dificuldade ele clamou ao Senhor, portanto se por u m momento você tirar os olhos da Jesus e ficar com medo, apavorado perdendo a fé clame a Jesus por misericórdia. Mq. 7: 18 e 19; Lm. 3:22; Sl. 145: 8 e 9.

MATEUS 14: 31 – Veja o resultado da atitude de Pedro, a atitude de Pedro foi de humildade reconheceu o momento difícil e clamou ao Senhor e o Senhor estendeu-lhe a mão, mas não deixou passar batido questionou a fé de Pedro. Pedro andava com o Mestre sabia que o Mestre era o Cristo Mt. 16: 13 – 16; Jõ. 6: 68. Se “você anda com o Mestre e sabe que Ele é o Cristo ungido, a sua fé nos momentos difíceis vai ser provada. Leia o estudo “Fé você tem ou você não tem” Hb. 11: 1 – 6; Rm. 1: 16 e 17; IICo. 5: 7.

MATEUS 14: 32 – Quer que o vento venha a cessar? Quer que a tempestade cesse? Quer que o mar se acalme? Deixe Jesus entrar em seu barco. Ap. 1: 8 e 17 e 18.

MATEUS 14: 33 – Os discipulos só reconheceram que Jesus era o Cristo Filho de Deus depois que Jesus entrou no barco e o vento cessou, mas nós devemos independente de qualquer situação que estejamos vivendo adorar o Senhor. Jõ. 4: 23 e 24; Sl. 101: 6; e ter a certeza que Jesus é o Cristo o Filho de Deus. Jõ. 20: 24 – 29.

MATEUS 14: 34 – 36 – Onde Jesus está algo acontece, onde Jesus está à multidão também está. Vejamos, nesta cidade quando o povo daquela região soube que Jesus estava lá mandaram mensageiros a outros lugares para trazerem os enfermos para serem curados. Se Jesus está na sua vida algo vai acontecer, se Jesus está na sua vida com certeza voce será uma testemunha para as multidões. Atos 1: 8; Is. 44: 1 – 8

Pr. Ev. Sérgio Voltar para o mergulhando

Leia os outros capítulos: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25 26 27 28                          
dizimo


BUSQUE NO SITE:




DEIXE SEU RECADO:



PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT:

Participe de nossa comunidade no Orkut.

Amazing Counters

Já visitaram


© 2009 PALAVRAS DA VIDA - SUA IGREJA NA INTERNET | Todos os dirseitos reservados |