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João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos

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EVANGELHO DE MATEUS / CAP. 16

FERMENTO DOS FARISEUS

MATEUS 16: 1 – Os fariseus e os saduceus eram duas facções dentro do judaísmo; os fariseus acreditavam na ressurreição, em anjos e em espíritos, já os saduceus não acreditavam na ressurreição em anjos e em espíritos. Atos 23: 1 – 8; Mt. 22: 23 – 33.

Vemos aqui a diferença entre a religião e a verdadeira adoração. O verdadeiro adorador acredita na Palavra Sl. 119: 11 e 105. Já o religioso não acredita na Palavra, ele apenas usa a Palavra para satisfazer o seu ego. Neste texto vemos fariseus e saduceus religiosos, os fariseus que conheciam a Palavra e acreditavam na existência da ressurreição em anjos e em espíritos tentar a Jesus, por outro lado vemos os saduceus que conheciam a Palavra e não acreditava na ressurreição em anjos e espíritos também tentar a Jesus. Lc. 4: 9 – 12; A Palavra é Jesus Jõ. 1: 14; Ap. 19: 11 – 13.

MATEUS 16: 2 e 3 – Naquele tempo não havia meteorologista eles discerniam o tempo olhando para o próprio tempo. Hoje fica difícil para o homem discernir o tempo através do próprio tempo, pois o homem com a sua ciência e as suas invenções tem desregulado o tempo, portanto o homem só pode discernir o tempo através da própria tecnologia. Dn 12:4.

MATEUS 16: 4 – Jesus chamou a geração de má e adultera eram capaz de discernir a face do céu, mas não conhecia os sinais dos tempos. Temos muitos fariseus e saduceus hoje, e quais são os fariseus e quais são os saduceus? São os religiosos que acreditam em algumas coisas da Palavra e em outras não, sabem falar e interpretar o tempo conhecem de tecnologia, psicologia, filosofia e teologia, mas não conhecem os sinais dos tempos. Its. 5: 2 – 11; IIPd. 3: 1 – 10; Ap. 16: 15; Mt. 24: 36 – 44; Mt. 25: 1 – 13; Jr. 6: 17.

Aqui vemos que o fermento dos fariseus e saduceus é conhecer a Palavra, mas não acreditar nela é usar a Palavra para satisfazer o seu próprio ego acreditar em algumas coisas e em outras não , vemos como exemplo os católicos que dizem acreditar na Palavra, mas não abandonam a idolatria que é repudiada pela própria Palavra. Is. 44: 9 – 20; Rm. 1: 18 – 32.

MATEUS 16: 5 – Os discipulos juntamente com Jesus saíram daquele lugar e foram para um lugar deserto onde não tinha nem um lugar para se comprar qualquer tipo de alimento e eles se esqueceram de levar pão, é coisa normal entre seres humanos o esquecimento, o importante não era o pão alimento para o corpo, mas sim o pão alimento espiritual. Este eles tinham a Palavra. Amós 8: 11; Jõ. 6: 22 – 68.

MATEUS 16: 6 – Sabemos que a mente deles estava totalmente envolvida pela conversa anterior com os fariseus e saduceus. Jesus os alertou. Quantos que conhecem a Jesus e o recebe com alegria passa até a andar com Ele e de repente na igreja na rua no serviço na porta de casa escuta uma palavra que coloca duvida no coração ai toda aquela alegria todo aquele amor toda aquela fé vai embora dando lugar ao raciocínio herético e maligno. Ap. 2: 1 – 5; Jr. 6: 16.

MATEUS 16: 7 - Realmente eles não estavam entendendo nada, é claro que Jesus não estava falando do pão alimento para o corpo. Aqui vemos que os discipulos ainda não tinham entendido que pão na visão de Jesus é a Palavra. Hoje temos muitos na mesma situação dos discipulos da época que ainda não entenderam que a igreja é um lugar de ir buscar pão que alimenta o espírito. Amós 8: 11; Jõ. 6: 22 – 68.

Estes que estão indo atrás de alimento para o corpo, atrás de benção financeira de campanhas e correntes estão com a mente embotada como os discipulos neste texto.

MATEUS 16: 8 – Jesus se admirou com o fato deles acharem que Ele estava falando do pão alimento para o corpo, Jesus continua admirado com os crentes de hoje que acha que a obra de Jesus é alimentar o corpo trazer riquezas, bênçãos financeiras, ou seja, que a obra de Jesus é preparar o homem para viver neste mundo. Mt. 6: 19 – 21 e 24 -33; Lc. 12: 13 – 34; ICo. 15: 1 – 58; Is. 30: 1 e 2.
MATEUS 16: 9 e 10 – Jesus estava dizendo para os discipulos que estava com ele e para os crentes de hoje: “Eu faço todas as coisas”. Is. 45: 5 – 8; “Quem me segue não precisa se preocupar com a vida neste mundo, eu não deixarei te faltar nada”. Mt. 6: 25 – 33. Se tiver que prosperar comigo você vai prosperar Ageu 2: 8. Ele é o mesmo, Ele continua o mesmo, Ele não mudou e jamais mudará. Foi Ele que multiplicou os pães e os peixes é Ele que continua a multiplicar. Hb. 13: 8; Ml. 3: 6. O que ele quer dos crentes hoje. Ap. 2: 8 – 11; Sl. 101: 6; Jõ. 4: 23 e 24.

MATEUS 16: 11 e 12 – O que Jesus queria dos discipulos ele continua querendo dos crentes hoje: cuidai e vigiai IPd 5:8; Ef. 4: 27; ICo. 16: 13. As doutrinas são perigosas se ela não passar pelo crivo da Palavra de Deus não obedeça. Is. 8: 20 e 21; Dt. 32: 1 – 4; Jõ. 6: 60 – 68; Jõ. 7: 16 e 17.

A CONFISSÃO DE PEDRO
MATEUS 16: 13 e 14 – Chegando Jesus a região de Cesárea de Filipe poderíamos dizer que o escritor deu destaque a Cesárea de Filipe pelo fato de Filipe o evangelista Atos 8: 1 – 5 residia na região de Cesárea Atos 21: 1 – 8, mas não é isto, na verdade Cesárea tinha este nome de Filipe por outro motivo.

A cidade usufruía, além disso, de uma ótima posição estratégica na planície abaixo dela os selêucidas depuseram a Ptolomeu e assumiram o controle da Judéia no ano duzentos AC. Na época romana o imperador Augusto entregou a cidade a Herodes, O Grande, com a morte de Herodes ele passou ao filho Herodes Filipe, que a engrandeceu e impôs um novo nome para homenagear a si mesmo e ao imperador fazendo dela sua capital no século I DC.

Jesus pergunta aos discipulos o que diziam os homens ser o Filho de Deus, nesta época os judeus, fariseus e escribas verificavam constantemente as escrituras Jõ. 5: 39 para ver em que profecia, ou em que parte das escrituras Jesus se encaixava como retorno de algum profeta já morto. Por esta razão a pergunta de Jesus aos discipulos. Certamente alguns diziam que Jesus era João Batista que tinha ressuscitado, ou seja, voltado dos mortos Lc. 9: 7. Outros diziam que Jesus era o cumprimento da profecia que Elias iria voltar a esta terra Lc. 9: 8; Ml. 3: 1 – 5; Ml 4: 5 e 6. Falavam até que Jesus era Jeremias ou outros profetas não mencionado no livro. Lc. 9: 9.

Qual a semelhança desta geração mencionada no texto com a nossa geração? A semelhança está no caráter da pregação, a geração mencionada no texto na época de Jesus examinava as escrituras para ver qual dos profetas era Jesus. A nossa geração examina as escrituras para encontrar profetas, reis e patriarcas semelhantes a Jesus que lhes de boas pregações, ou seja, as pregações nos púlpitos falam mais de profetas, reis e patriarcas do que de Jesus Cristo. Atos 4: 12; Fp. 2: 9 – 11; ICo. 2: 1 -5.

Veja o que Jesus falou aos escribas e fariseus quando eles diziam que os patriarcas, reis e profetas eram mais importantes que ELE. Jõ. 8: 31 – 58; Jõ 6: 26 – 40; Mt. 22: 41 – 46; Sl. 110: 1.

MATEUS 16: 15 - Perguntou lhes Jesus: _ E voz o que dizem quem eu sou? A pergunta para os pregadores de hoje é: _E voz a quem tem comparado com Jesus? Quem é semelhante a Jesus? Quem pode fazer mais que Jesus? Quem fez mais que Jesus? Quem é digno de ocupar o lugar de Jesus nas pregações? ICo. 2: 1 – 5; ICo 3: 10 – 13; Ap. 5: 1 – 14.

MATEUS 16: 14 – Veja a resposta de Pedro Jesus não é João Batista, Jesus não é Elias, Jesus não é Jeremias, Jesus não é qualquer outro profeta. Jesus não pode ser substituído nos púlpitos por ninguém, nem patriarcas, reis ou profetas, Jesus é Deus encarnado, Jesus é o Filho de Deus, Jesus é o que era e o que é. Jesus antes de tudo,  antes dos anjos, antes do mundo. Jõ. 8: 54 – 58; Jõ 17: 1 – 5; Jõ 1: 1 – 3; Gn. 1: 26; Cl. 1: 15 – 23; Ap. 1: 8.

MATEUS 16: 17 – A resposta de Pedro não veio do homem, ou seja, não veio da natureza humana só Deus pode impulsionar o homem a testemunhar. Só o homem cheio do Espírito Santo sobe nos púlpitos e prega Jesus Cristo Jõ. 16: 5 – 15; Jõ 14: 26; Jõ 15: 18 – 27. Vemos exemplo da igreja primitiva antes do Espírito Santo: Fechada e tímida Jõ. 18: 15-17; Jõ 20: 19 – 29; Atos 1: 9 – 26. Veja a igreja após a chegada do Espírito Santo. Atos 1: 8; Atos 2: 1 – 47;Atos  4: 1 – 37; Atos 5: 1 – 32; Atos Cap.6, 7 e 8.

MATEUS 16: 18 – O significado do nome Pedro é pedra, mas é lógico que Jesus não estava falando que a igreja seria edificada em Pedro, mas sim Jesus estava falando Dele mesmo, Ele estava dizendo para Pedro: Tu és Pedro, sobre esta pedra que sou eu Mt. 21: 42 – 44; Atos 4: 11 e 12; Rm. 9: 30 – 33  edificarei a minha igreja ICo. 3: 10 e 11; Cl. 1: 15 – 19; ICo. 12: 12 – 27.

Se a igreja estivesse fundamentada em Pedro com certeza a morte e o inferno prevaleceria contra a ela, a morte e o inferno não podem prevalecer contra a igreja porque ela é fundamentada em Jesus Cristo Ap. 1: 9 – 18; ICo. 15: 33 – 58. Por isto eu acredito que o pregador que não tem a sua pregação fundamentada  em Jesus Cristo não tem força alguma contra a morte e o inferno. ICo 3:10-13; Is. 28: 14 – 16; IICo. 11: 1 – 15; ICo. 2: 1 – 5; ICo 1: 18 – 24; Cl 2:1-3.

MATEUS 16: 19 – A chave aqui é a autoridade da igreja e também autoridade daqueles que pregam Jesus Cristo. Ap. 22: 17; Mt. 10: 32; Lc. 10: 1 – 24; Is. 22: 21 e 22; Ap. 3: 7 e 8.

Vemos também neste versículo a importância do pregador e a igreja estarem em sintonia com a Palavra. O pregador e a igreja ligados serão ligados no céu. O pregador e a igreja desligados serão desligados no céu. ICo 6:1-3; Outro detalhe a chave é do Reino dos céus e não do céu, portanto Pedro não tem chave alguma para abrir ou fechar as portas do céu, isto é heresia e brincadeira de pessoas do mundo Sl. 1: 1.

MATEUS 16: 20 – Porque Jesus não queria que fosse divulgado que Ele era o Cristo? Primeiro:  Os fariseus estavam com os corações endurecidos e não iriam crer.  Is 6:9, 10. Segundo: Fazia parte dos planos de Deus para que a benção de Abraão chegasse aos gentios.  Is 9:10; Rm. 9: 1 – 28; Gl. 3: 1 – 29. Terceiro: Jesus como homem tinha muito a fazer, e teria que ser conhecido como Filho do homem até chegar a cruz. Mt. 11: 7 – 19; Mt. 8: 18 – 20; Mt 9: 1 – 6. Quarto: Jesus não queria ser justificado pelo homem e sim pelo Pai. IIPd. 1: 1 – 17; Atos 7: 54 – 56; Jõ. 17: 1 – 5; Jõ 7: 16 – 18.

MATEUS 16: 21 – Jesus agora começa revelar aos discípulos todo o sofrimento pelo qual Ele iria passar. Mc 14:32-36; Is. 53: 1: 10.

MATEUS 16: 22 e 23 – Vejamos agora dois perigos espirituais: O primeiro perigo de elogiar os homens, Ap 4:11; o segundo existe homens que não estão preparados para receber elogios, IITm 2:20; ITm 3:6; embora Jesus não tenha elogiado a Pedro Mt. 16: 17, mas sim revelado a Pedro que a revelação que Pedro teve de Cristo veio de Deus. Pedro entendeu como elogio e caiu no pecado da soberba. IPd 5:8; Pedro entendeu que pelo fato de Deus o ter usado na resposta da pergunta de Jesus  que tudo o que ele falasse vinha de Deus e começou a repreender Jesus pensando estar falando pela vontade de Deus, mas na verdade ele estava falando movido por Satanás.Ef 4:27.

Quantos que já foram usados por Deus uma ou mais vezes e caiu no pecado da soberba e hoje estão falando movidos por Satanás, pensando estar falando movido pelo Espírito Santo. Quantos foram usados por Deus pra entregar profecias e caíram no pecado da soberba e hoje estão entregando profecias por Satanás, pensando estar sendo movido pelo Espírito Santo. IICo 11:1-3 e 12-15.
Veja o que Pedro muitos anos mais tarde, já experiente, guiado pelo Espírito Santo falou. IPd. 5: 8. E o que também falou Paulo Ef. 4: 27; 6: 11. Veja também o comentário de Tiago sobre este assunto Tg. 4: 6 e 7. Veja também no Tema Outros assuntos o estudo “Pedro e Jesus”.

OS DISCIPULOS DE JESUS DEVEM LEVAR A SUA CRUZ

MATEUS 16: 24 – Então disse Jesus aos seus discipulos: Se alguém quiser vir após mim, após é depois e não antes, após não na frente, ou seja, quem quiser imitar a Jesus, fazer a sua obra tem que ter Jesus à frente, tem que andar nos passos de Jesus. Jõ. 15: 5; Fp. 1: 3 – 6; Fp. 2: 5 – 11. Renuncie a si mesmo, renunciar a si mesmo é renunciar ao seu ego seus desejos e vontades, não é renunciar seu emprego sua família seus amigos, é renunciar a você e não aos outros.
Tome a sua cruz e siga – me, tomar a sua cruz é tomar algo que é só seu e não dos outros, cada um deve fazer a sua parte. Carregar a sua cruz não é carregar a dor o sofrimento ou outros problemas secular. Carregar a sua cruz é carregar a sua fé, é carregar o seu compromisso com Cristo é a igreja, suportar perseguições, tribulações e tentações sem retroceder ou negar. IICo. 12: 1 – 10; Gl. 1: 6 – 16; Fp. 4: 10 – 13; IITm. 3: 10 – 12.

MATEUS 16: 25 – O Evangelho não é lugar para medroso, covarde ou tímido seguir Jesus é para pessoas corajosas, ousadas e destemidas. Jz. 7: 1 – 3; Jõ 20:19-21.

MATEUS 16: 26 – Que aproveita o homem criar ministérios que incentiva o povo a ganhar as riquezas do mundo [Ministério da prosperidade] Lc. 18: 18 – 24; Lc. 12: 13 – 21. O que aproveita o homem usar todos os meios possíveis até mesmo aceitando ajuda do diabo para encher igrejas atrair multidões e perder a sua alma. Ez. 18: 1 – 18; Pv. 16: 16-18.

MATEUS 16: 27 – Para que o homem busca glória para si? Para que o homem cria ministérios com o objetivo de enriquecer outros, mas principalmente a si próprio? Para que os homens sobem aos púlpitos para profetizar emoções? Para que os homens usam a Bíblia para satisfazer seu ego, para criar doutrinas humanas e escravizar as ovelhas do Senhor. A nossa recompensa não esta neste mundo, a nossa recompensa esta guardada com Cristo que brevemente Ele, Jesus Cristo, nos entregará. Its. 4: 13 – 17; ICo. 15: 48 – 58.

MATEUS 16: 28 – É lógico que este texto é profético, e profecia para aquele tempo presente, pois aqueles discipulos morreram e provaram a morte, mas com certeza alguns daqueles discipulos antes de provarem a morte viram o Filho do Homem em seu Reino e glorificado. Mt. 17: 1 – 9; Atos 7:54-56; Mc. 16: 9 – 14; Lc. 24: 13 – 45; Jõ. 21: 1 – 14; Jõ 20:24-28

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