||»HOME ..| »MINISTÉRIO..| »PASTOR |.. »CONTATOS ..|»ORAÇÃO |.. »TV PALAVRAS DA VIDA
João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos

Menu

Clique e leia mais de 200 estudos bíblicos








EVANGELHO DE MATEUS / CAP. 25

A Parábola das dez Virgens

MATEUS 25: 1 – Mais uma vez vemos aqui o Reino de Deus comparado com algo relacionado com a nossa vida, agora ele é comparado a dez virgens, não temos a explicação teológica de o fato de serem dez virgens, talvez a quantidade aqui no texto não seja relevante poderia ser três ou sete o importante é o fato das moças serem virgens, virgens estas relacionada com algo que não foi tocado não foi México, ou misturado é algo puro imaculado. Outra coisa que observamos estas virgens possuía lâmpadas outro detalhe para ir ao encontro do noivo elas precisaram das lâmpadas.

Primeiro: Para nós crentes e leitores da Bíblia lâmpada é a Palavra de Deus Sl. 119: 105, portanto para ir ao encontro do Noivo só através da Palavra. Jõ. 6: 60 – 68.
Segundo: Para ir ao encontro do noivo além de possuir a lâmpada que é a Palavra tem que ser virgem, ou seja, tem que ser imaculado sem mancha vivendo uma vida de santidade. IICo. 11: 2; Hb. 12: 14.

MATEUS 25: 2 – Cinco eram insensatas e cinco eram prudentes, ambas tinham a Palavra, mas as insensatas faltava algo; elas não eram prudentes Pv. 18: 9; Jr. 17: 5, 6 e 9; Jr. 48: 10a. Para as outras cinco não faltavam nada, pois elas eram prudentes. Jr. 17: 7 e 8; Jr. 35:1-10.

MATEUS 25: 3 e 4- As insensatas tinham a lâmpada, mas não tinha o azeite, isto é, as loucas tinham a Palavra possuíam a Bíblia em casa, mas não se enchiam do Espírito Santo (azeite) elas tinham a letra, sabiam capitulo e versículos, mas lhes faltava algo, faltava a vida que está por trás da letra. IICo. 3: 6 – 8. Não adianta ser letrado, conhecer a Bíblia de Genesis a Apocalipse IITm. 3: 7-9 se não tiver o Espírito ICo. 2: 6 – 16; Rm. 8: 1-8; IICo. 1: 21 e 22; Ef. 1: 13 e 14; Ef. 4: 30. Se não viver uma vida cheia do Espírito Ef. 5: 17 e 18 você pode perguntar como é que faço para viver cheio do Espírito? Primeiro coma a Palavra Ez. 3: 1 – 3 segundo deixe a Palavra se transformar em vida dentro de você. Jõ. 6: 63; Jõ. 7: 37 – 39 (Verifique em estudos bíblicos o tema “Vida em espírito”).
As prudentes eram diferentes, não acreditavam apenas na letra, elas sabiam que a Bíblia era a Palavra de Deus, e que por trás daquelas letras havia vida, inspiração, unção, poder, relação com Deus e vida eterna e por isto elas não se acomodaram, não se tornaram simples membros de banco, espectadoras, não fizeram parte de uma platéia composta por um publico religioso e nem fizeram parte de multidões de interesseiros, mas elas faziam parte da minoria dos procurados pelo Senhor. Jõ. 4: 23 e 24; Sl. 101: 6; Mt. 20: 16; IICo. 3: 3.

MATEUS 25: 5 – O noivo esta demorando, e pelo fato de que Ele está demorando estão se infiltrando em nosso meio doutrinas estranhas ITm. 4: 1; IITm. 3: 1 – 8; doutrinas para roubar a nossa fé, doutrinas que nos faz cochilar e dormir. IIPd. 3: 1 – 14; Ef. 5: 14 e 15; Rm. 13: 8 – 14; Cl. 2: 16 – 23.
MATEUS 25: 6 - Devemos estar atentos ao texto, foi a meia noite que se ouviu o barulho dos cavalos e da carruagem do noivo, o que isto significa? Que a vinda de Cristo tem como sinal tempos difíceis. IITm. 3: 1; Ef. 5:15,16. aparentemente estamos vivendo tempos de festas igrejas sendo abertas, multidões se convertendo ao evangelho, igrejas lotadas, mas se olharmos com visão espiritual vamos ver que atrás das doutrinas e dos embalos que estamos vivendo estamos com uma grande multidão de seguidores, mas a luz é bem pequena, as trevas permanece pairada sobre o mover evangélico mundial. Os. 4: 6 – 11; Ml. 4: 1; Amós 5: 6 – 24.

MATEUS 25: 7 – Quando o noivo chegar todos estarão de pé diante Dele, e o que teremos para apresentar a Ele? Mt. 25: 14 – 30; Lc. 12: 16 – 20; Lc. 17:7-10.

MATEUS 25: 8 – Vejam situação das insensatas, elas tiveram a Bíblia conheceram a Palavra estudaram a Palavra fizeram cursos e até faculdade, mas neste dia faltou algo para elas: faltou o espírito faltou à inspiração, faltou à unção, faltou o poder faltou à vida elas tinham as lâmpadas, mas as lâmpadas estavam vazias Pv. 20:27. O conhecimento da letra não foi o suficiente para iluminar o caminho delas até o Noivo. A falta de luz impediu o Noivo de enxergar-las, e elas ainda foram recorrer as prudente, mas este azeite você não consegue pedindo aos que tem, mas você só alcança buscando no Senhor. Lc. 11: - 13; Rm. 8: 18 – 27; ICo. 2:6-16; Jõ. 15: 1-5.

MATEUS 25: 9 – Observe as prudentes, na visão de muitos crentes por serem bonzinhos não pode negar nada para ninguém, mas tem coisas quer não adianta pedir para outro irmão, tem coisas que não tem como conseguir com outras pessoas, há coisa que nós só alcançamos através do Senhor e não através do apóstolo do bispo, pastor, profeta, evangelista é só através do Senhor. Lc. 10: 21 e 22; ICo. 1: 26 – 31; Pv. 13: 7.

MATEUS 25: 10 – Outro detalhe há coisa que nós não podemos deixar para buscar na ultima hora, pois pode não dar mais tempo. Ser prudente é estar preparado, aprendendo sempre com as virgens prudente e também com as insensatas com estas aprendendo o quanto é perigoso ser negligentes. Amós 4: 12b; Pv. 18: 9; Jr. 48: 10a.

MATEUS 25: 11 a 13 – Não adianta neste dia ficar dizendo: Senhor em teu nome expulsei demônios, curei enfermos, preguei a tua Palavra, estejam preparados todos os dias, pois você não sabe a hora que virá o seu Senhor. Mt. 24: 45 – 51; Mt. 7: 21 – 23; Ap. 22: 7 – 12.

A parábola dos talentos

MATEUS 25: 14 – Aqui neste texto não fala, mas entendemos que é mais uma comparação com o Reino de Deus, o Reino de Deus é semelhante a um homem que se ausentou, ou seja, ele foi mais vai voltar, e quando este homem partiu ele pegou seus bens e entregou aos seus servos para que eles cuidassem ou tomassem conta.

Primeiro: O que entendemos é que nós não temos nada, tudo o que temos tanto na vida física e espiritual pertencem a Deus Mt. 24: 45. Segundo: Ele um dia vai requerer tudo o que entregou em nossas mãos.

MATEUS 25: 15 – O texto fala de talentos, talentos aqui no caso fala de uma moeda da época, mas podemos entender ou interpretar o texto como Dons, Deus entregou aos homens Dons. Ef. 4: 8. Existem os dons naturais, espirituais e ministeriais.

Dons naturais é aquele que o homem já nasce com ele, por exemplo, uns nasce com o dom de cantar voz adequada, afinada e aprende com facilidade e muitas vezes nem precisam fazer aula de canto e o mesmo acontece com o musico aquele que toca da mesma forma aqueles que nascem com o dom de compor musicas, outros nascem com o dom de administrar temos uma infinidade de dons naturais, já nascemos com ele. Mas devemos nos lembrar sempre este também vem do Senhor. IICo. 3:5; Mt. 5: 43-45.
Podemos usar os dons naturais para o nosso bem ficarmos famosos, ganhar dinheiro, trabalhar para o mundo, alegrar as pessoas do mundo, o dom natural não é exclusivo do povo crente, o dom natural é distribuído por Deus para todos sem distinção, Mt. 5: 43-45, mas devemos lembrar que o crente que possui dom natural deve usar este dom para a glória do Senhor e não dos homens. Rm. 12: 1 – 8; IPD. 4: 9 – 11; Gl. 6: 3 – 6.
Os Dons Espirituais ninguém nasce com ele, este é de uso exclusivo da igreja é dado por Deus durante a caminhada do crente, estes dons são alcançados através se uma vida de muita dedicação a Palavra com muita oração, jejum e santidade é de uso exclusivo da igreja. ICo. 12: 4 – 11; IIPd. 1: 20,21; Nm. 11: 1-29.
Temos também os Dons ministeriais, que é toda a capacidade de administrar a igreja, é como os Dons Espirituais que estava reunidos em uma pessoa Cristo e que foi distribuído pelo Espírito aos homens para que estes através de uma vida individual pudessem dirigir a igreja do Senhor aqui na terra. Atos. 1:8; Ef. 4: 1 – 16; Jõ. 14: 12. Embora os homens recebam dons ministeriais para fazer o trabalho ele não deve dirigir a igreja sozinho, ele deve formar um ministério e ter pessoas capacitadas ao seu lado. Ex. 18: 1 – 27; Pv. 11: 14. (Veja em Estudos Bíblicos o tema Outros assuntos o estudo “Conselho e Ministério”).

Vemos no texto que pessoas receberam talentos; um recebeu cinco outro dois outro um, ou seja, alguém pode receber de Deus os três tipos de Dons, ele pode nascer com dons naturais, na caminhada receber dons espirituais e também os dons ministeriais, ou seja, receber ministérios. Uma coisa eu tenho certeza e o texto é bem claro ninguém ficou sem receber nada, você que está na igreja para alguma coisa você serve na obra, ou você tem um dom natural e ainda não descobriu, ou você tem dons espirituais e até ministeriais uma coisa eu sei você não foi chamado para ser membro de banco o que você precisa é buscar a revelação de Deus para fazer a sua parte. ICo. 2: 9-12; Jr. 33:3; Jr. 29: 11-13.
Obs. OS dons naturais o homem pode usar em beneficio próprio como tocar no mundo, administrar no mundo e outros, ou seja, os dons naturais são para beneficio e uso neste mundo. Agora os Dons Ministeriais e Espirituais são para uso exclusivo da igreja ICo. 12: 4 – 8; Ef. 4: 7 – 16.

MATEUS 25: 16 e 17 – Observamos que aquele que recebeu cinco talentos, e o que recebeu dois não ficaram parados ociosos eles foram trabalhar, eles trabalharam com as moedas que o Senhor entregou em suas mãos, eles procuraram multiplicar o dinheiro que o Senhor confiou a eles, e eles sabiam que um dia o Senhor iria voltar e iria requerer o dinheiro com juros. Mt. 24: 45 – 47; Ap. 3: 7,8.

MATEUS 25: 18 – Mas havia um que recebeu um talento, este que recebeu menos que os outros não foi prudente e sim negligente Pv. 18: 9; Jr. 48: 10 escondeu o dinheiro quando deveria trabalhar e multiplicar este dinheiro. A pergunta é porque este que recebeu menos escondeu o dinheiro? Porque este já era conhecido do Senhor, o Senhor já sabia que ele era vagabundo, preguiçoso e medroso. O Senhor sabe os que são vagabundos, preguiçosos e medrosos que estão dentro das igrejas, por isto estes recebem tão pouco, pois com o pouco eles já não querem saber de trabalhar, agora imagine você se o Senhor colocar vários talentos nas mãos destes, ai com certeza vão sair da igreja e vão vagabundear no mundo. IITs. 3: 7-11; Pv. 28:19.

MATEUS 25: 19 – Vejamos o texto, o texto diz que muito tempo depois o Senhor veio ajustar contas com os seu servos. Podemos ver a razão de Jesus ainda não ter voltado; Primeiro o texto diz que Ele iria voltar, mas passaria muito tempo IIPd. 3: 8 – 10. Segundo o Senhor está esperando que o seu povo entenda o talento que tem nas mãos e trabalhe com ele RM. 1: 16; Mt. 10: 32,33; Mt. 24: 1 – 14; Mt. 28: 18 – 20.

MATEUS 25: 20 – O tempo passou e chegou o Dia do Senhor voltar, pode passar e demorar o tempo que for, mas o Dia da vinda do Senhor virá e nesse dia Ele vai perguntar a você o que foi que você fez com os talentos que Eu entreguei em suas mãos. Rm. 14: 12; Gl. 6:3-9.
MATEUS 25: 21 a 23 – Aqui vemos que o que recebeu cinco e o que recebeu dois trabalharam com os talentos e multiplicaram e foram recompensados, Deus não da o fardo maior que alguém possa carregar Mt. 11: 25 – 30; Mt. 23: 1 – 4. Deus não vai dar cinco talentos para aqueles que só conseguem trabalhar com um Gl. 6: 3 – 5.
MATEUS 25: 24 E 25 – Deus dá o fardo que cada um possa suportar Mt. 11: 25-30 Deus da os talentos que cada tem a capacidade de trabalhar, IICo. 3:5 agora carregar o fardo ou trabalhando com os talentos é pessoal. Vemos que aquele que recebeu cinco e o que recebeu dois talentos multiplicaram, mas vemos o que recebeu um talento escondeu e não trabalhou com ele, e usou o conhecimento de Adão para se justificar Gn. 3: 1-10 a ele como aos outros foi concedido à oportunidade de trabalhar com o talento, mais ainda recebeu menos que os outros, portanto para ele era mais fácil multiplicar o talento do que para os outros que receberam mais. O que ele fez atemorizado escondeu, a causa de muitos talentos estarem escondido dentro das igrejas é o medo e o medo não vem de Deus. IJõ. 4: 18; Gn. 3: 9 e 10. Outra causa é a timidez e ela também não vem do Senhor Jz. 7: 1 – 3.

MATEUS 25: 26 – Veja como o Senhor chama o homem medroso e tímido: Servo mau e negligente. Jr. 48: 10; Pv. 18: 9. Alguém pode estar lendo este estudo ser medroso e tímido e perguntar o que eu tenho que fazer para perder o medo e a timidez? Poder, você vai ter que através de muita leitura da Palavra, muita oração e jejum buscar o poder Atos. 1:8. O poder quebra a timidez e lança fora o medo, Is. 10: 27; ISm. 10: 1-7 veja Pedro antes do poder Lc. 22: 54 – 62 e agora veja Pedro depois de receber Poder Atos 3: 1 – 13; 5: Atos.17 – 33. Pedro, os Apóstolos e Profetas eram homes igual a nós Tg. 5: 17,18, com os mesmos medos e com as mesmas timidez IRs. Cap. 18e19, o que fez a diferença foi Jr. 33: 3; Sl. 105: 4; Atos 1: 8.
MATEUS 25: 27 – Sabemos que para Deus tudo tem um plano, você deve saber que você não está na igreja para fazer numero ou ser apenas membro de banco, portanto é hora de começar a buscar poder e colocar em prática a obra de Deus na sua vida, ou você vai esperar o dia do Senhor e ouvir esta palavra da boca Dele Mt. 25: 26, 27 e 30; Lc. 17: 10.

MATEUS 25: 28 a 30 – Aqui vemos a razão de muitos que antes ocupavam os púlpitos e fazia parte de ministérios que hoje estão servindo apenas como membros de banco sem atividades criando mofo, ferrugem, teias de aranhas, porque? Porque não multiplicaram o talento, não progrediram, não buscaram mais poder ficaram estacionados perderam o que tinham não porque o pastor o bispo o apostolo tirou, perderam porque Deus tirou não trabalharam com os talentos que Deus confiou. E porque vemos outros que antes só tocava e hoje toca e canta, porque outros tocava e cantava e hoje toca, canta e prega e porque outros tocava, cantava e pregava e hoje toca, canta, prega e ensina, porque eles trabalharam com os talentos, e hoje o Senhor lhes acrescentou, eles multiplicaram os talentos trabalharam com aquilo que Deus deu. Hoje Deus tirou daqueles que não trabalharam e acrescentou para aqueles que trabalharam. Mt. 25: 20 – 23.

A vida eterna e o castigo eterno

MATEUS 25: 31 – Talvez para muitos a minha interpretação deste texto é herética, mas a meu ver o texto fala da vinda de Cristo como Juiz, acredito que Cristo terá três passagens por esta terra: A primeira: Ele veio como o Messias esperado o Cristo ungido, o Grande Salvador dos judeus Mt. 27: 37; Rm. 5: 1 – 11;Rm.10: 1 – 13;Rm. 11: 1 – 26 e o Grande Libertador e Salvador dos gentios Is. 42: 1 – 6; Mt. 12: 18 – 21; Lc. 2: 25 – 32; Gl. 3: 1 –14. A segunda vinda: Jesus voltará até as nuvens, virá como Noivo para encontrar nos ares a Sua Noiva amada (Igreja) Its. 4: 13 – 17; Mt. 24: 29 – 31; ICO. 15: 33 – 58; IIPd. 3: 9.
A terceira vinda de Jesus a meu ver é a que está relacionada neste texto será a vinda final onde Cristo julgará todos os reis, lideres e nações Fp. 2: 9 – 11; Ap. 16: 15 – 21; Is. 66: 15 – 24; IIPd. 3: 1 – 12. No meu entender a vinda de Jesus Cristo sobre as nuvens não é o fim, Jesus virá para buscar a Sua igreja, mas virá outra vez para destruir definitivamente o reino de Satanás ICo. 15: 22 – 25; Rm. 16: 20; Dn. 7: 13 – 28; Sl. 110: 1 – 7; Is. 14:1-23. Hoje Jesus está presente em nosso meio Mt. 28: 18 – 20 podemos sentir a sua presença, podemos tocá-lo Atos 17: 24 – 27. Hoje ele está na Sua Onipresença em nossa vida e esta ao lado do Pai. Atos 7: 54 – 56; Sl. 110: 1 – 5 e devemos aproveitar a porta da graça, pois ela ainda esta aberta Ap. 3: 20; IJõ. 2: 1 e 2.

MATEUS 25: 32 – Aqui o texto pode ser interpretado de forma espiritual, nações aqui podem ser igrejas, temos tantas igrejas, denominações diferentes com leis, doutrinas e regras diferentes; todas as denominações e seus membros irão comparecer ao Tribunal de Cristo. Aqui também podemos interpretar como sendo cada crente diferente um do outro com leis, regras e doutrinas próprias também irão comparecer diante do Tribunal de Cristo IICo. 5: 1-10.

Vemos aqui que o Senhor vai separar os bodes das ovelhas, aqueles que são rebeldes que não aceitam a Palavra e que só vivem dando coices são bodes, mas aqueles que são obedientes, humildes que respeitam as regras e doutrinas, e que como ovelhas ouvem caladas e obedecem estes sim são as ovelhas. Lm. 3: 25 – 31; Mt. 5: 38-48.

MATEUS 25: 33 – Observamos as ovelhas fica a direita de Cristo, assim como Cristo está à direita do Pai. Atos 7: 56; Sl. 110 – 1. Mas os bodes ficam a esquerda, não vemos na Bíblia nenhum texto que sita que alguém ficou a esquerda de Deus, ou a esquerda de Cristo, portanto os bodes ficaram a esquerda, lugar destinado para os inimigos de Deus e de Seu Filho para serem lançados fora, para o fogo eterno.

MATEUS 25: 34 - Que possamos nesta caminhada conquistar um lugar a direita de Cristo, pois somente os que estiverem à direita Dele possuirão o Reino de Glória. Para conquistar o direito de estar à direita de Cristo não basta estar nas igrejas todos os dias, orar e jejuar muito, comer a Palavra de Deus, precisa ser ovelha, pois não adianta orar e jejuar muito, comer palavra e ser bode. Ez. 34: 14 -31.

MATEUS 25: 35 e 36 – Vejamos na visão de Jesus como é o comportamento da ovelha, a verdadeira ovelha não faz distinção ou acepção de pessoas à verdadeira ovelha ela faz a obra de Cristo para o benefício da sociedade, a verdadeira ovelha ela sempre se preocupa com aqueles que estão jogados nas ruas sem ter o que comer o que vestir com os enfermos e presos Lc. 10: 25-37; Tg. 1:27.

MATEUS 25: 37 a 40 – Vejamos neste dia as verdadeiras ovelhas que passaram as suas vidas preocupadas em salvar almas, preocupadas com o bem social das pessoas independente de cor, raça ou religião Pergunta a Jesus: Quando o vimos em qualquer uma destas situações? Então Jesus dirá: Quando esteve preocupado com o bem social das pessoas independente de cor, raça ou religião foi comigo, foi com o meu nome com a minha obra que esteve preocupado. Mt. 10: 32.

MATEUS 25:41 – Mas para os bodes para aqueles que ficarem do lado esquerdo o inferno que foi preparado para Satanás e os seus demônios também servirá para os bodes eternamente. Mt. 10: 33.

MATEUS 25: 42 E 43 – Quantos templos gigantes gasta – se fortunas enriquecendo paredes, pisos e púlpitos, muitos estão enriquecendo com o dízimos e ofertas, muitos nas igrejas atrás de uma religiosidade esquecendo os que estão nos becos e valados com fome sem o que vestir doentes e presos nas cadeias no sentido literal, mas também presos por demônios, e o que estes estão fazendo, nada. Os crentes em sua maioria não estão nem um pouco preocupados com o bem social, alega que o bem social deve ser uma obra dos políticos, mas o texto aqui é bem claro a preocupação social é uma obra da igreja de Cristo e deve ser feita no individual, por cada crente e pelo corpo de Cristo que é a Sua igreja Mt. 14: 13-21; Mt. 15: 29-39.

MATEUS 25: 44 e 45 – neste dia os bodes irão perguntar: Senhor quando te vimos nesta situação? Não fizemos nada disto, mas pregamos a sua Palavra, estudamos a Sua Palavra oramos e jejuamos muito, fizemos o que o Senhor mandou. Lc. 17: 7 – 10; Tg. 2: +14-18. Não basta para a igreja fazer apenas o que foi mandado, não basta para o crente fazer o que foi mandado, precisa ter olhos de águia. A igreja o crente tem que enxergar longe ir além da sua fronteira, pensar como Deus e amar como Deus. Jõ. 3: 16; Mt. 5: 48; Rm. 13: 8; ICo. Cap. 13; Mt. 22: 34 – 40. (veja nossos estudos sobre o amor, visite Estudos Bíblicos).
MATEUS 25: 46 – Os bodes reelacionados aqui no texto não pensaram como Deus, não amaram como Deus não tiveram visão de águia não foram além de suas fronteiras, construíram igrejas, comeram a Palavra oraram e jejuaram muito, pregaram a Palavra, mas se esqueceram dos famintos dos nus, dos enfermos e dos presos, ou seja, esqueceram o Senhor. Jõ. 15: 1 – 16; Jõ. 14: 15 – 23; Is. 53:1-3; Jõ. 7:16,17.



Pr. Ev. Sérgio Voltar para o mergulhando

Leia os outros capítulos: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25 26 27 28                          
dizimo


BUSQUE NO SITE:




DEIXE SEU RECADO:



PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT:

Participe de nossa comunidade no Orkut.

Amazing Counters

Já visitaram


© 2009 PALAVRAS DA VIDA - SUA IGREJA NA INTERNET | Todos os dirseitos reservados |