Ministério Palavras da Vida | "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim"


| H o m e | M i n i s t é r i o | P a s t o r | C u l t o s | P e d i d o . de . o r a ç ã o
| C o n t a t o s

João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida."
Adicione este site aos seus favoritos Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Vá para a página inicial.

















O  EVANGELHO DE JOÃO_ A REVELAÇÃO

 

INTRODUÇÃO: Segundo o meu entendimento o Evangelho de João é o mais entre os quatros evangelhos, embora todos os evangelhos tenham a sua importância. Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, narram a vida de Jesus aqui na Terra, seu poder, suas pregações e seus milagres. Mas o Evangelho de João, além de narrar o poder, as pregações e os milagres, mostra muito mais. Mostra a revelação de Deus aos homens, ou seja, revela Deus entre os homens.

CAPITULO 1__ Deus revela que ELE antes falava por meio da palavra, mas que agora ELE esta pessoalmente entre os homens. Em pessoa, na forma de homem, falando cara a cara com os homens. Jõ. 1: 1 – 10 e 14.

Outra revelação é que este capítulo nos mostra que Jesus é a própria Palavra de Deus em nossas vidas, ou seja, quando deixamos a Palavra de Deus produzir em nossas vidas os frutos, com certeza estamos deixando a vida de Deus viver em nós. Estamos deixando Jesus habitar em nós. Jõ. 1: 1; I Jõ. 1: 1 e 2; Ap. 19: 11 – 13; Jõ. 14: 21 – 23; Gl. 2: 20.

Outra revelação importante, é que até então os anjos eram considerados os filhos de Deus, nós éramos apenas criaturas. Mas aqui através de Jesus Cristo, nos tornamos Filhos de Deus. Jõ. 1: 11 – 13; Rm. 8: 14 -17; Gl 3: 22 – 29; I Jõ. 3: 1.

CAPÍTULO 2 __Aqui, Deus nos revelado o Seu Poder, através de Jesus Cristo, e da sua Palavra. Mostrando que o maior perdido, o mais vil dos pecadores pode ser transformado pelo Poder de Deus, através de Jesus Cristo e da Sua Palavra. O primeiro milagre e o maior milagre na vida do homem é a transformação da sua vida. Jõ. 2: 1 -12.

Outra revelação interessante neste capítulo 2, é que Jesus, quando entra no homem, que é o templo do Deus vivo. II Co. 6: 14 _16; I Co. 6: 19. Ele logo vai tirando tudo o que não presta, com chicote. Chicote igual a Palavra dura, embora muitos não gostem. Mas a Palavra dura que purifica e prepara o homem para a vida eterna. Jõ 2: 13- 17; Jõ. 6: 60­­­_ 68.

CAPÍTULO 3__ A revelação do novo nascimento, até então o homem não tinha entendido a doutrina do novo nascimento, fazer morrer a natureza velha, e criar outro homem, nascido da Palavra de Deus. A morte do homem carnal e o nascimento do homem espiritual, formado pela Palavra de Deus (água), e pelo Espírito Santo. Jõ. 3: 1 _ 8; Jõ. 6: 63; II Co. 5: 17.

Outra revelação importante, a Igreja, a Noiva, começava a ser criada, através da doutrina de João, e o batismo nas águas, não era João o Noivo, mas sim Jesus Cristo, que está chegando para trazer os ensinamentos, que prepararia a Noiva para as bodas do Cordeiro. Jõ. 3: 22 – 29; Mt. 9: 14 e 15; Ap. 22: 17; Ap. 19: 7.

CAPÍTULO 4__Revelação dos verdadeiros Adoradores: Neste capítulo Jesus começa a mostrar que o Evangelho não é uma religião. Pois a religião nos torna igual à mulher samaritana, era religiosa, mas a sua vida não mudava. Ela adora no mesmo lugar que Jacó, mas Jesus mostrou a ela, que não é o lugar em que se adora, que faz a diferença, mas sim a quem se adora, e a forma com que se adora. Faço esta pergunta: Quem ocupa o primeiro lugar em seu coração, onde é o lugar predileto de você adorar? Jõ. 4: 19_24; Sl. 101: 67.

Jesus neste capítulo fala que: fé e crer são somente NELE. Não em rosas, flor de trigo, sal grosso, mantos, imagens e outras coisas mais. Mas é somente por ELE que o homem receberia o Espírito Santo e seria usado por ELE S para salvar outras vidas. Jõ. 4: 1-14; Jõ. 16: 7 – 1 4; Jõ. 14: 15 e 16, e 26.

CAPÍTULO 5__ Aqui Jesus veio nos revelar que não há descanso para Deus, não há descanso para ELE, portanto não há descanso para a Igreja, e também não há descanso para aqueles que são chamados. Jõ. 5: 15 e 16; Mq. 2: 10.

Aqui temos a revelação da maior benção que Deus veio dar ao homem. A vinda de Jesus, que traria para o homem que cresce em Jesus o direito de viver eternamente com Deus. Jõ. 5: 19 – 39; Jõ. 11: 17-26.

CAPÍTULO 6__ A revelação é o poder da multiplicação, Jesus fez a multiplicação dos pães e peixes, para nos mostrar algo. Quando nós pregamos a Ele, Jesus, que é o pão da vida, a tendência é multiplicar os peixes, que são os pecadores. Jõ. 6: 1-11; Jõ. 6: 22- 58; Mt. 4: 18.

Outra revelação, é que aqueles que pregam a Palavra de Deus, não devem ter medo de pregar palavras duras, pois aqueles que são de Jesus, aceita, e os que não são não aceitam. Jõ. 6: 60-68; Jõ. 10: 27; II Tm. 4: 1-5.

CAPÍTULO 7__ Aqui há outra revelação. Que quando recebemos o poder, os Dons do Espírito Santo, ou quando passamos a pregar a Palavra de Deus pelo Poder de Deus, os que estão mais próximos: igrejas, famílias, têm como tendência, a não ver Deus em nossas vidas, a não crer que Deus está operando através de nossas vidas. Jõ. 7: 1-5; Mt. 13: 57.

Aqui, Jesus vem nos mostrar que os Evangelhos é o centro da Bíblia, é o coração da Bíblia, é a doutrina que tem que ser pregada. Pois é a base para os ensinos, em Palestras, aulas dominicais, porque os Evangelhos contém os ensinamentos de vida em Espírito, da Batalha Espiritual, e da salvação e d vida eterna. É o ensino que trás do coração de Deus, a graça para o homem. Jõ. 7: 9-18; Rm. 1: 16; II Co. 12: 7-9; Ef. 6: 10-18.

CAPÍTULO 8__ Este capítulo é muito rico em conhecimento, começa mostrando, que todos nós dependemos da misericórdia de Deus. Porque ainda que estejamos debaixo da graça, não devemos julgar. Porque se Deus for julgar alguém, será que algum de nós seria perfeito diante DELE? Jõ. 8: 1-10; Rm. 3: 1-28; Rm. 9: 1_23; Jr. 9: 23 e 2.

Aqui, Jesus vem mostrar, que não adianta o homem inventar moda para atrair multidões, usar meios de idolatrias, feitiçarias, coisas do mundo para atrair multidões. Pode até conseguir, mas luz para estas multidões, ele só vai trazer se ele pregar Jesus, somente Jesus e nada mais que Jesus. Jõ. 8: 12; Mt. 4: 12- 17; Jõ. 15: 5.

Jesus se apresenta neste capítulo, como o único que pode libertar o homem do diabo, do pecado, da carne e do mundo. Só Jesus pode mudar a história do homem. Sem Jesus o homem não pé nada. É só com Jesus que o homem consegue tudo para viver e ter uma vida feliz. Jõ. 8: 31 _36; Jõ. 15: 5.

Aqui, Jesus trás uma revelação dura, para aqueles que não crêem NELE e na Sua Palavra. Também revela a única coisa que o diabo criou: A Mentira. Jõ. 8: 42_47; I Jõ. 3: 1 _10.

CAPÍTULO 9__ Jesus neste capítulo mostra que as pessoas que tenta entender as coisas de Deus através dos olhos humanos, olhos de incredulidade, nunca vão entender as de Deus. Jõ. 9: 1-39; Co 1: 18-31.

CAPÍTULO 10__Neste capítulo Jesus apresenta como Pastor da Igreja Universal, o único Pastor. Aquele que está o tempo ao lado das ovelhas vinte e quatro horas por dia. Jesus é aquele que para todas as ovelhas deve olhar, Ele é o único que nós temos a certeza que não vai nos decepcionar. Jõ. 10: 1-5; Mt. 28: 18-20; Sl. 23; Sl. 34: 5.

Jesus também se apresenta como Porta. Jesus é a entrada para a vida eterna, salvação, cura, libertação, prosperidade, paz, alegria e felicidade. Jõ. 10: 9 e 10.

CAPÍTULO 11__ Jesus mostra que seja qual for a situação que o homem esteja, em estado de decomposição pelo pecado, morto pelo pecado a muito tempo, Ele é poderoso para dar vida, para ressuscitar. Quem crer NELE, não morrerá, pois tem vida eterna. E quem tinha vida e caiu da mesma forma ELE é poderoso para ressuscitar colocar em pé. Jõ. 11: 17-25.

Ainda podemos ver neste capítulo, que Jesus chorou. Muitos dizem que ELE chorou por causa de Lázaro estar morto. Mas é lógico que não foi por este motivo, pois ELE sábia que Lázaro iria ser ressuscitado, mas ELE chorou foi por causa da incredulidade dos homens. Jõ. 11: 32-40.

CAPÍTULO 12__ Aqui se vê um exemplo de como deve ser a nossa vida diante de Jesus. Vemos que Maria guardou toda a vida o melhor para oferecer ao Senhor Jesus. Temos que guardar o nosso melhor para Jesus, e não para o mundo. Jõ. 12: 1-3; Tg. 4: 4 e 5.

Aqui Jesus nos mostra que a vitória DELE está próxima, e que o reinado do diabo estava chegando ao fim. Porque através da Sua morte e ressurreição o homem teria a quem buscar. O homem teria socorro. Teria um advogado no céu. Jõ. 12: 23-32; Ap. 1: 17 e 18; Jõ. 2: 1 e 2; Cl. 2: 13-15; Mt. 12: 22-28.

Aqueles que escutam a Palavra e não obedece, não deixa a Palavra produzir frutos, serão julgados pela própria Palavra. Jõ. 12: 44 – 50; Jõ. 15: 1-8.

CAPÍTULO 13__ Neste capítulo o treze, se pode ver um dos mais bonitos ensinamentos da humildade de toda a Bíblia. Um ensinamento para aqueles que ocupam cargos de liderança. ELE mostra que os lideres não vieram para serem servidos e sim para servir. E a Palavra mostra também a visão de Pedro sobre Jesus e o respeito que ele tinha por Jesus. Jõ. 13: 3 -17; Fp. 2: 8; Mt. 11: 28 e 29.

Neste capítulo vemos também que o lugar predileto de Satanás são as reuniões de lideres da igreja. Pois se houver um no meio que não esteja vigilante, ou não esteja na direção de Deus, é este que ele vai usar para atingir o Ministério todo da igreja. Jõ. 13: 21-27.

CAPÍTULO 14__ Jesus mostra no capítulo catorze, que os discípulos fizessem à obra com tranqüilidade, por que ELE ia arrumar o lugar, preparar o lugar, que já existia e estava lá a espera dos seus seguidores. Jõ. 14: 4.

Jesus também mostra para toda a humanidade, que não existe outro caminho. Qualquer caminho que diga que leva a Deus. Que leva as pessoas a adquirir benção, prosperidade, cura, libertação ou qualquer outra coisa, que não seja Jesus é um caminho de mentira. Jõ. 14: 6 e 7;  Jõ. 10: 9; Fp. 2: 9-11.

Aqui Jesus mostra a possibilidade de o homem fazer a obra maior do que as que ELE fez. Lógico que ELE não fala obra maior em Poder, nem em salvação, pois isto é único e exclusivamente DELE. Porque o Espírito Santo em Jesus era completo, sem medida. Jõ. 3: 23-35. A obra era em extensão, alcançar lugares que Jesus como homem não poderia alcançar. Pois o tempo DELE era curto, mas o Espírito Santo usaria outros homens que alcançariam lugares distantes e multidões. Ex: O Apostolo Paulo fez obra maior que Jesus, porque alcançou lugar e multidão que Jesus, pelo Seu pouco tempo, não pode alcançar. Jõ. 14: 12 -14. É importante observar que quem continua fazendo a obra através do homem é o próprio Jesus. Jesus está o tempo todo, levando o homem a alcançar multidões. Atos 18: 9 e 10; Atos 23: 11.

Jesus também anuncia a chegada do Espírito Santo. O Espírito Santo é uma outra pessoa de Deus que vem para substituir ao Jesus e continuar a sua obra. Mas só iria usar aqueles que o amarem e guardarem os Seus mandamentos.
Jõ. 14: 15-17; Jõ. 16: 5-7.

Jesus Cristo mostra que aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos, seriam morada DELE e do PAI, através da pessoa do Espírito Santo. Jõ. 14. 23; Ef. 2: 11-22.

Aqui Ele nos mostra que o Espírito Santo é o maior professor de Teologia, e você não precisa ir longe para aprender com ELE. ELE está dentro de você. Basta você entrar em comunhão com ELE. Jõ. 14: 26; Mc. 13: 11; Jõ. 15: 26 e 27.

Jesus mostra que a paz do mundo é uma paz passageira. Mas a paz que vem DELE é a paz eterna, paz na alma, paz no Espírito, paz interior. Jõ.14: 27; Jõ. 16: 33.

CAPÍTULO 15__ Aqui, Jesus é a videira, e Deus é o agricultor, os crentes são os ramos. Como existem amos saudáveis, que produzem muitos frutos, existem também ramos com problemas, que precisam serem tratados pra darem frutos. Mas existem também os ramos podres, que não tem jeito, tem que ser cortado. Jõ. 15: 1 e 2.

Aqui ELE aconselha o ramo a não se desligar da videira. Pois o ramo que se desligar da videira é como um membro fora do corpo, morre. Um membro fora da igreja, que é o Corpo de Cristo, é um membro morto. Um crente que se separa dos ensinamentos de Jesus, e da fé em Jesus vai morrer, pois sem Jesus não se pode fazer nada. Jõ. 15: 4-8.

Jesus fala da importância de entender o grande amor de Deus, de enviar o Seu Filho unigênito para morrer por nós. E do grande amor do próprio Jesus de aceitar em morrer por nós. E nos ensina a amar o próximo, pois o que Deus, e Jesus fizeram por nós foi isso, amar o próximo: Nós.  Jõ. 15: 9-14.

Aqui, Jesus muda as nossas condições, de servo para amigo. Fala do sofrimento que teriam todos aqueles que fossem seus amigos. Jõ. 15: 15-21; II Tm. 3: 12.

CAPÍTULO 16__ Jesus também fala que chegaria o momento em que você, por querer viver como ELE, falar o que ELE falou confessar o nome DELE seria expulsos e rejeitados nas Sinagogas, ou igrejas. Hoje não nos mata fisicamente nas igrejas, mas nos impede de falar e viver Jesus. Isto é nos mata espiritualmente. Jõ. 16: 1-4.

Jesus nos revela a obra do Espírito Santo, a principal obra do Espírito Santo é atingir o pecador, convencer, salvar o pecador. Em fim revelar o pecado no homem. Jõ. 16: 7-15; Ap. 22: 17.

CAPÍTULO 17__ Neste capítulo Jesus ora, mas na sua oração ELE demonstra a sua preocupação com os discípulos no mundo. Jesus sabe que o mundo é perigoso para a igreja. Mas muitos pastores e lideres não tem esta consciência, por não lerem esta passagem ou por que não crêem, ou ainda, porque prevalece a sabedoria humana. Deixando não só os crentes à vontade no mundo, como trazendo o mundo para dentro da igreja. Jõ. 17: 6-26; Tg. 4: 4 e 5.

CAPÍTULO 18__ Neste capítulo há a primeira revelação da Palavra de Deus: Que Jesus reinava, era Rei, mas um Rei de um Reino Espiritual. Jesus veio para reinar no mundo espiritual, veio para nos tirar do reino das trevas, e nos levar para o seu Reino, o Reino de Luz. Jõ. 18: 28- 36; Cl. 1: 13 e 14; Ef. 5: 8; Jõ. 12: 31; Jõ. 14: 30; Jõ. 16: 11.

CAPÍTULO 19__ Neste capítulo tem duas revelações interessantes: A primeira é que embora os judeus neguem que Jesus é o seu Rei, na cruz local onde Jesus derrotou o príncipe deste mundo: o diabo. Estava escrito que Jesus é o Rei dos Judeus. Não só dos Judeus, mas de toda a humanidade. Jô. 19: 1º; Ap. 19: 11-16.

A segunda revelação deste capítulo é uma revelação profética. Para todos os grandes estudiosos da Palavra, que insiste em mudar a Palavra, acrescentar ou tirar o que está escrito, isto é muitíssimo perigoso (são considerados anátemas: malditos). Jõ. 19: 22; II Pd. 1: 19 -21; Ap. 22: 18 e 19.

CAPÍTULO 20__ Neste capítulo vê-se a profecia de que os discípulos receberiam o Espírito Santo através de um vento. Para nós que cremos no poder do Senhor Jesus foi o sopro do DELE que do céu soprou para a Terra e para aqueles que o recebe, o Poder do Espírito Santo. Jõ. 20: 19-23; Atos 2: 1-4.

Outra revelação deste capítulo, é para todos aqueles que para crer em Jesus, precisa vê-lo pendurado em uma cruz ou outro tipo de imagem qualquer. Jõ. 20: 24-29.

CAPÍTULO21__ Neste último capítulo vemos mais uma revelação interessante. Jesus e Pedro, e também o grande amor de Pedro pelo Senhor. Da mesma forma que Pedro negou o Senhor três vezes, ele confessou o seu amor pelo Mestre três vezes. Jõ. 21: 15-17.

Por fim a revelação de Jesus para Pedro. De que Pedro iria morrer por causa do Senhor Jesus. Jõ. 21: 18. LEIA PEDRO E JESUS

Pr. Ev. Sérgio Lopes.

 

 

BUSQUE NO SITE:




Deixe seu recado:



PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT:
Participe de nossa comunidade no Orkut.


Worship Design :: O design do verdadeiro adorador
Gostou do site? Clique aqui e tenha o seu também!!Milhões de pessoas esperam por você.
Worship Design :: O design do verdadeiro adorador