|»HOME ..| »MINISTÉRIO..| »PASTOR |.. »CONTATOS ..|»ORAÇÃO |.. »TV PALAVRAS DA VIDA
João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos
Menu Clique e leia mais de 200 estudos bíblicos

DEUS TE CHAMA PARA ORAR | ITS. 5:17

Falar de oração é mais fácil falar do que praticar. Círculo de oração, reunião de oração, um chamado para a oração, um longo momento de oração através de uma consagração na igreja ou em casa é para poucos. Não são todos que conseguem ter uma vida ativa de oração; poucos podem dizer: “Sou homem de oração” (Sl. 5: 3; Sl. 55: 17; Sl. 109:4).

INTERCESSÃO:

Deus chama o crente para a intercessão. Para muitos a intercessão era para aqueles homens do passado. NÃO! Isto é para nós, para nossos filhos, para a nossa geração. (Atos 2: 39). Deus não está procurando pessoas perfeitas, super-homens ou super-heróis, mas sim pessoas dispostas a ficar na brecha (Ez. 22: 30; I Tm 2: 8; Atos 6: 1- 6; Lc 18: 1).

LISTA PARA INTERCESSÃO:

Alguns exemplos: Países: Brasil, Jerusalém, Israel, toda a Terra. Estados, cidades, presidentes, governadores, prefeitos, políticos em geral. Bairros, ruas, vizinhos, família, filho, esposa, esposo, parentes, crianças, amigos, inimigos. Andarilhos, mendigos, presos, viciados, traficantes, criminosos e todos com problemas sociais. Enfermos e doentes, igrejas, pastores, ministérios, grupos, irmãos, novos convertidos e tantos outros motivos (Tg 5: 16; I Tm 2: 1- 4; Sl 122: 8).

Olhamos para aqueles homens do passado como se eles pertencessem a uma elite superior, a uma classe de santos que viveram em um nível superior ao restante da humanidade. Aqueles homens eram iguais a nós, de carne e osso, com os mesmos problemas e as mesmas dificuldades (Tg. 5: 17; Sl 21: 18- 22; Hb 11: 6).

ABRÃO não esperou a promessa (Gn. 15:1-5; Gn. 16:1- 15), mentiu (Gn. 12: 10–20). No entanto, intercedeu por Ló e sua família e Deus ouviu a sua oração (Gn. 18: 17-33). A Bíblia não disfarça que cada personagem em destaque tinha uma ou mais fraqueza, decepcionaram a Deus uma ou mais vezes. Algum ser humano já realizou tanto através da oração quanto MOISÉS? Ele era um exemplo de amor, paciência, obediência e oração, e tirou um povo idólatra e obstinado da escravidão, transformou-os, de nação de idólatras em nação de adoração. Suportou-os por quarenta anos no deserto, e era criminoso (Ex. 2: 11-15). Ele enfrentou rebeliões (Nm. 16) e problemas familiares. Sua mulher e seus filhos não fizeram parte da história, entretanto ele intercedeu para o povo e Deus o ouviu (Dt. 9: 11-19; Ex 32: 1- 4; Ex 33: 12- 17).

DAVI não era nem respeitado e nem apreciado por sua família (I Sm. 16:10–11); fugiu, foi perseguido, se escondeu em cavernas, passou fome, adulterou, mandou matar um inocente, enfrentou rebeliões familiares, rejeição do seu povo, mas orou e Deus derrubou o gigante que afrontava e humilhava o povo de Israel (I Sm e II Sm). Mesmo com tudo isto, Deus viu em Davi um homem diferente (Atos 13: 22), porque Davi era um homem diferente? (Sl. 109:4; Sl 55: 17; Sl 32: 6).

Temos outros exemplos. PEDRO foi usado pelo diabo logo depois de fazer a sua grande confissão de Jesus (MT. 16: 13-33). Ele negou a Jesus (Lc. 22: 54-62), mas Pedro era um homem de oração (Atos 1: 13- 14; Atos 6: 14). Ele gostava tanto de oração que quando Jesus ia orar o chamava (Mt. 17:1; Mc. 14:32-38). O que dizer de PAULO? Perseguiu a igreja, oprimiu, consentiu na morte de Estevão (Atos 22:1-20), mas jamais podemos negar que Paulo foi o maior intercessor que a Igreja Primitiva teve (Atos 9: 1- 11; Atos 16: 13- 25; Atos 20: 1- 36; Atos 21: 1- 5; Atos 22: 1- 18; Cl. 1:9; Its. 3:6-10).

O que dizer da Igreja Primitiva que derrubou as portas do inferno (Mt. 16:18-19), abriu cadeias, quebrou grilhões através de uma vida de oração e intercessão? (Atos 12:1-12; Atos 16: 19-26). Os homens da história da igreja fizeram grandes obras, como o escocês John Knox e o inglês John Wesley através de uma vida de oração e intercessão. David Livingstones morreu de joelhos. Todos estes homens eram como nós. Vamos nos juntar a Jesus, que intercede por nós diante do Pai; ao Espírito Santo que intercede com gemidos inexprimíveis, e formar a Trindade de intercessores (Hb. 7: 22-25; Rm. 8: 18- 27). Se estes homens fizeram parte de uma elite diferenciada, ou estiveram em nível superior, Deus chama você para fazer parte desta elite ou para estar em um nível superior aos outros crentes (I Co. 2:9; Is 58: 11- 12; Jo 15: 9- 16).

TOCANDO O TRONO DE DEUS ATRAVÉS DO CLAMOR – Jr. 33:3

Tocar o céu através da oração só acontece nos momentos difíceis, nos momentos de lutas. São nestes momentos que precisamos levantar um clamor, não desistir, perseverar. (Lc. 18: 35-43; Lc. 18:1-8; Rm. 12: 11-12). Gritar em alta voz, bradar, exorar, exigir de uma forma benigna, implorando por socorro (Sl 3: 1- 7). A oração tem um braço comprido para alcançar o céu (Ap. 5:1-8), então vamos rasgar os nossos corações na presença de Deus (Jl. 2: 12-13). Batalhas que parecem impossíveis de serem vencidas, mas através do clamor, do levantar dos nossos braços e tocar o céu (Gn 32: 22- 28), o impossível se tornará possível (Jr. 32: 27; Lm. 3: 41; Ex. 17:8-16; Sl. 107:19). Ser cristão é ser alguém que ora. Jesus orava, os discípulos oravam, todos os cristãos oram algumas vezes. É da vontade de Deus que os crentes vivam em oração (I Ts 5: 17), pois no momento que ele deixa de orar é como se estivesse baixando a guarda para o inimigo (PV. 24: 10), e é neste momento que Deus permite que venha sobre ele a prova. É através da prova que o crente passa a orar com clamor, ocorrendo daí uma batalha contra Satanás onde muralhas têm que cair (Js. 6:1-20). É na batalha contra Satanás que o mar tem que se abrir (Ex. 14: 21), e o gigante tem que cair (I Sm. 17: 1- 51).

O crente tem que prevalecer através do clamor. Ele não pode se calar tem que continuar bradando (Lc. 19: 37-40; Lc. 18: 35-39). Prevalecer é ter sucesso em face da dificuldade, dominar completamente o momento, vencer, triunfar (Sl. 84:7; I Co 9: 24- 25; I Co 15: 58). A oração que prevalece é a oração do clamor; ela atravessa todas as dificuldades, obstáculos e empurra todas as forças de Satanás (Tg 5: 1- 4; Lc 18: 7- 8), obtendo-se assim a vontade de Deus (Dn. 10:1-13). Não pare nunca de clamar, pois Deus virá em seu socorro (Dn. 10: 12; Atos 10:1-4; Is 25: 9).

A ORAÇÃO DA FÉ – Tg. 5: 14-17

Montanhas são usadas na escritura para simbolizar força e estabilidade, mas elas também são usadas para representar dificuldades imensas e aparentes impossibilidades, embora Deus prometa movê-las ou vencê-las, ainda que algumas para seus filhos pareçam impossível (Zc. 4:6, 7; Sl. 97:5; 121: 1- 2). Existem outras montanhas que Deus ordena que você mesmo mova; Ele não irá movê-las até que você mesmo dê as ordens (Mt. 21:18-22). Assim sendo, existem dois tipos de montanhas nas escrituras. Esta verdade é ensinada por meios de símbolos e exemplos na Palavra de Deus. Deus quer que seus filhos façam uso da autoridade que lhes foi dada. O cajado de Moisés era um símbolo de autoridade. No Nilo transformou água em sangue, estendendo o cajado disseminou pragas de rã, pestes em animais, úlceras e saraivas, gafanhotos e a morte dos primogênitos, que assolaram o Egito (Ex. cap. 7 ao cap. 11).

Na travessia do mar, Moisés começou a orar e a clamar, mas sem fé, ou seja, sem autoridade. Deus manda que ele use da autoridade que Ele tinha colocado em suas mãos (Ex. 14:1- 21). ELIAS era homem poderoso em obras e de oração. Houve ocasião em que ele teve que usar sua fé através da oração (I Rs. 17:8-16; I Rs. Cap. 18, profetas de Baal. JESUS demonstrou e usou repetidamente a ordem da oração da Fé. (Jo 11: 43-44; Lc. 8: 22-24; Mt 21: 18- 20).

O mandamento da oração da fé não é um poder espiritual opcional que você pode usar à vontade a fim de tornar a sua vida mais fácil para remover todas as suas provações ou lançar o seu desprezo sobre o diabo, ou fazer como muitos: determinar e Deus como um robô, que está debaixo de sua ordem, prontamente obedecer e realizar todos dos seus desejos e vontade. Trata-se de uma prática deliberada da autoridade do nome de Jesus Cristo em uma situação onde a glória de Deus está em risco, onde o seu reino está sendo prejudicado, ou onde Jesus Cristo te chama para mostrar Seu poder a fim de provar que Ele vive e é o Deus vivo.

A oração da Fe não é uma alternativa à oração, mas um passo adicional de obediência que normalmente brota da oração predominante ou da batalha em oração. Na oração da Fé não é o tempo determinado que faz com que as coisas aconteçam, mas sim o nome de Jesus. (Mc. 16: 17-18; Lc. 10: 17-21). Talvez você não tenha tempo para oração prolongada, mas tem a Fé para ordenar que Satanás tire as mãos de uma pessoa da família; que pare de confundir um novo crente; que deixe de oprimir os filhos de Deus; que deixe de afligir uma pessoa doente; você tem a fé para ordenar que o diabo se afaste quando se aproxima de você com tentações perversas; ordenar que ele deixe de criar divisão entre o povo de Deus; de operar sinais e prodígios de mentira no meio do povo de Deus; de amedrontar os filhos de Deus com seu rugido de falso leão; você pode ordenar para que ele restrinja seus demônios, deixando a pessoa; que a doença vá embora; ordenar aos elementos que cessem por um período de tempo. Você não precisa ser um super santo, ou um super crente, para orar com autoridade e Fé, pois até novos convertidos podem ser capacitados a operar milagres em nome de Jesus (Is 62: 2; Is 9: 6; Atos 3: 12- 16).

ORANDO A PALAVRA

É impossível que alguém possa orar a Palavra sem ler a Bíblia. Quem quer aprender a orar pela Palavra tem que ler a Bíblia e decorar versículos, pois na hora da oração, conforme a necessidade, o Espírito Santo lembrará o versículo escutado ou lido (Jo 14: 26). Orar a Palavra é uma demonstração de fé na própria Palavra e na fidelidade de Deus (Nm 23: 19; Jr. 1: 12). Deus é fiel. A fidelidade de Deus não está nas condições do homem, está na sua Palavra (II Tm. 2: 13). Assim como a Constituição de um país é o manual para todas as Leis, para o Código Penal e para todas as acusações e absolvições, a Bíblia, que é a Palavra de Deus, é o nosso manual (Js 1: 8) e a fonte das nossas orações (Is. 55: 10-11). Logo, quando oramos a Palavra de Deus, já começamos com a resposta (Is. 65: 23-24).
A Bíblia, dentre tantas coisas que Ela representa para nós, é nosso manual de oração. Ela é a fonte de autoridade, poder, alegria, conforto, salvação, libertação, cura, restauração, purificação, crescimento, segurança, vitória, paz e vida; ela é toda sorte de benção (Ef. 1:3; Pv. 10:22). Ela deve ser a fonte das nossas orações, pois ela é eterna (Sl. 119:152; Is. 40:8). Orar a Palavra é uma fórmula inteligente de extrair de Deus bênçãos, cumprimento de promessas, poder, unção, ministérios e vitórias no mundo espiritual. (Jr 1: 12; Is. 55: 11; Js. 21: 45).

ADORANDO A DEUS ATRAVÉS DA ORAÇÃO

Quando o crente está prostrado de joelhos diante de Deus, quando ele crê que Deus está presente, vendo e ouvindo e respondendo a sua oração, ele deveria neste momento não só clamar, interceder e pedir, mas principalmente agradecer, exaltar, glorificar e engrandecer o nosso grande Deus (Sl. 96:6-9; Sl. 95:6; Jo. 4: 23-24). Deus tem feito tanto por nós. Deu-nos o dia, à noite, o sol, a lua, as estrelas, a chuva, os alimentos, os olhos, ouvidos, braços, mãos, saúde, vida, salvação, benção, promessas, paz, libertação e vida eterna. Por que só pedir? Por que não tirar um momento de ações de graça? Por que não tirar um momento para adorá-lo? (Rm. 1: 20; Mm 11: 33- 36; Sl. 107:1-6; Sl. 116:12).

Adorar a Deus através da oração é entrar em Seu mundo, é estar mais próximo dEle; é poder tocá-Lo e estar em Sua presença. É senti-Lo não só do lado de fora, mas por dentro; é sentir Jesus em seu íntimo e o fluir do Espírito Santo (Jo 14: 15-23; João 7: 37-38). Adorar a Deus através da oração traz outra vida dentro de você (Gl. 2: 20). Esta vida dentro de você faz de você um vaso nas mãos de Deus (II Co 4:6-10). Deus te chama hoje, não só para fazer parte da elite dos púlpitos, ou da elite dos bancos, mas com certeza Deus te chama para fazer parte da elite dos joelhos (Ed 9: 5; Dn 6: 10; Lc 22: 39- 41; Atos 16: 31).

 

Pr. Ev. Sérgio Lopes Voltar para o mergulhando

Leia os outros capítulos: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25 26 27 28                          
 


BUSQUE NO SITE:




DEIXE SEU RECADO:

   

Amazing Counters

Já visitaram


© 2009 PALAVRAS DA VIDA - SUA IGREJA NA INTERNET | Todos os dirseitos reservados |