Idolatria, imagem de escultura Você acredita em imagens de escutura? Será que elas ouvem suas orações? Descubra aqui!

| H o m e | M i n i s t é r i o | P a s t o r | C u l t o s | P e d i d o . de . o r a ç ã o | C o n t a t o s
João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos

Menu

Clique e leia mais de 200 estudos bíblicos








ATOS DOS APÓSTOLOS / CAP. 9

Neste capitulo vamos ver o fim de Saulo e o nascimento do Apóstolo Paulo. O fim do perseguidor e o inicio do perseguido, o fim do inimigo da fé e o inicio do pregador da fé. O fim do líder de um grupo de fervorosos perseguidores dos Cristãos e o inicio de um dos maiores defensores do Cristianismo que já existiu, o fim do inimigo de Cristo e o inicio de uma Testemunha de Cristo.
Paulo nasceu em Tarso na Cilicia (Turquia), era Judeu de nascimento, filho de um casal judeu da dispersão.

Atos 21: 37 – 39; Fp. 3:1- 5. Romano por adoção Atos 22: 25 – 29. Acredita-se que antes do nascimento de Paulo, o pai de Paulo comprou este título, pois o titulo romano na época dava proteção e isentava do pagamento de impostos. Paulo quando jovem foi para Jerusalém, podemos dizer como nos dias de hoje fazer uma faculdade, estudou a religião judaica e sobre a Lei aos pés do maior mestre da época Gamaliel, sendo assim Fariseu Atos 26: 1 – 5; Fp. 3: 1 – 5; Atos 22: 1 – 3.

Saulo para o hebraico e Paulo para o grego. Atos 13: 9. Vamos ver a mudança de Saulo para Paulo usando contextos bíblicos.

SAULO era usado antes de ter tido o encontro com Jesus, antes da revelação ele era Saulo.
SAULO – Nascido nas trevas, nascido para escurecer para oprimir, pressionar perseguir, roubar, matar e destruir. João 10: 10ª; Atos 26: 1 – 5.

PAULO – Passou a ser usado biblicamente depois que Paulo passou a fazer viagens missionárias, até Atos 13: 1 – 8 era Saulo, mas a partir de Atos 13: 9 o escritor não mais mencionou o nome Saulo.

PAULO – Nascido da luz, nascido para iluminar para abençoar salvar e libertar João 10: 10b; Atos 26: 16 – 18; Isaias 45: 2 – 7; Jó 12: 14 – 22; Sl. 139: 11 e 12.

A CONVERSÃO DE SAULO Atos 9: 1 – 22

O que conta é o coração I Sm. 16: 1 – 7. Saulo era um terror para os cristãos, estava enganado ao respeito do Reino de Deus, ele estava cego Espiritualmente, ele era um religioso e zeloso da sua religião Atos 22: 1 – 4;para ele o cristianismo era uma seita chamada de Caminho Atos 9: 2; Atos 19: 9 e 23; Atos 24: 14 e 22.

Seita esta que vinha para aniquilar destruir o judaísmo, a religião judaica da qual Saulo era membro e fariseu Atos 26: 1 – 5. Saulo se colocou como um defensor da religião e do Deus em quem ele acreditava Fp. 3: 5 e 6; Atos 22: 1 – 5

Disposto a matar e a morrer por aquilo em que ele acreditava. Um homem fiel a sua crença e ao seu Deus é o que Deus procura Sl. 101: 6ª, alguém disposto a matar por causa de Deus certamente morreria por causa de Deus e da sua obra Atos 13: 21 e 22. João. 4: 23,24

ATOS 9: 1 e 2 = Observaram que Saulo respeitava a autoridade Rm. 13: 1 Paulo pediu carta, ou seja, pediu autoridade para agir. O que aprendemos com isto, é que todos devem respeitar as autoridades, respeitar aqueles que são superiores.

Aprendemos também que a autoridade dada pelos homens não é superior a autoridade dada por Deus – no vers. 3 vemos o homem com autoridade do homem para fazer a obra, encontrar-se com a autoridade de Deus João 8: 12.

O homem antes de receber autoridade do homem deve primeiro buscar autoridade de Deus Atos 1: 8, pois o homem que recebe autoridade do homem e não de Deus certamente mais cedo ou mais tarde vai cair do cavalo Atos 9: 4.

Este texto também serve de lição para todos que perseguem cristãos. Quem persegue cristãos com certeza está perseguindo Cristo, e quem persegue a Cristo mais cedo ou mais tarde vai cair do cavalo.
Outra lição - Se quisermos ouvir a voz do Senhor temos que descer e descer até a terra, cair no pó Lm. 3: 29. Saulo para conhecer a Jesus, para entender quem era Jesus teve que ir até o chão Atos 9: 5. Fp 2:5-8 I Pd 5:6 Só depois de Saulo cair do cavalo e ir até o chão e colocar o rosto no pó Jesus mandou ele se levantar Atos 9: 6. Observamos que Saulo além de se levantar teve que entrar na cidade, ou seja, teve que obedecer a ordem do Senhor, e só depois de obedecer ao Senhor o senhor deu a ele uma direção (será dito o que convém fazer).

E só depois de tudo isto Saulo recebeu a visão. Isaias 29.21; Neste caminho precisamos passar por processos, precisamos descer ir ao chão colocar o rosto no pó, e ai só depois disto vamos conhecer o Senhor e receber Dele a ordem “Levanta-te”, obedecer aos Seus Mandamentos vamos receber o nosso ministério, ou a nossa missão Atos 9: 4 – 6 ou a nossa visão.

ATOS 9: 7 = Os homens que acompanhavam Saulo ouviram a voz, mas não viram a ninguém, assim é hoje se ouvem a voz do Senhor pela boca dos pregadores dos profetas, nas ruas nas igrejas nos rádios e nos televisores, mas não conseguem ver o Senhor II Co. 4: 3 e 4; Isaias 53: 1; Atos 17: 15 – 27.

ATOS 9: 8 e 9 = Assim como Saulo muitos precisam de uma mão que os guie, quantos precisam ser carregados sustentados Isaias 35: 3 quantos estão sem enxergar, cegos vivendo nos becos e valados, traficando roubando, praticando a violência prostituindo precisando de uma mão que os conduza até a presença do Senhor Lc. 14: 15 – 23.

Nos momentos mais difíceis, momentos em que não temos respostas do Senhor, quando não conseguimos ouvir e nem ver a mão de Deus trabalhando. O melhor caminho é o jejum e a oração.

ATOS 10 = Ananias era um judeu profeta convertido e seguidor de Cristo, fazia parte dos cristãos da dispersão que fugiu da grande perseguição e se instalou em Damasco Atos 9: 1, 2.

ATOS 9: 11 = O levantar aqui é tomar uma posição, escutar a voz do Senhor e agir tomar uma atitude, fazer algo.

Observe o que Deus fala para Ananias, Saulo está orando, este dever ser o primeiro passo para um novo convertido, antes de aprender qualquer coisa, deve aprender a orar. A oração traz presença de Deus, traz revelação libertação resposta de Deus e Saulo sabia bem disto, pois ele era um estudioso da Palavra Dn. 10: 12; Atos 10: 4; Lc. 22: 43; Lc.18:1; I Ts. 5: 17.

ATOS 9: 12, 13 e 14 = Observem; aqui Saulo não era conhecido dos homens como um homem de Deus, mas como um homem do mau que prendia, torturava e fazia muito mal para o povo de Deus. Mas ele já era conhecido do Senhor, já tinha a atuação do Espírito Santo recebia visão e revelação do Senhor, quantos hoje não são conhecidos como homem de Deus pelos homens, mas aos olhos de Deus são pessoas que Deus pode contar. E quantos são considerados pelos homens como homens de Deus, mas aos olhos de Deus são pessoas rejeitadas e reprovadas.

ATOS 9: 15 e 16 = Aqui estão o mistério do vaso. Vaso não se faz é feito, só o oleiro pode fazer o vaso.
Jr. 18: 1 – 6; Rm. 9: 20 e 21. Vaso é para ser usado pelo Senhor, vaso não fala, Deus fala através dele Mc. 13: 11. Vaso não anda Deus carrega Atos 8: 39 e 40 vaso é para sofrer padecer pelo nome do Senhor.

Vaso é para ser cheio da glória de Deus IICo. 4: 7.

ATOS 9: 17 – 20 = Dizem que Saulo durante os três dias que ficou sem enxergar, sem comer e sem beber estava se esvaziando de toda visão deturpada que ele tinha a respeito de Deus e de Jesus. Nestes três dias ele esteve se esvaziando de todo conhecimento humano de Deus, de toda a sabedoria humana e de toda doutrina teológica judaica e humana que ele aprendeu com Gamaliel Gl. 1: 10 – 13; Fp. 3: 4 – 8.

Nestes três dias à medida que ele se esvaziava da visão humana de Deus ele se enchia de Cristo Gl. 1: 15 e 16; I Co. 2: 1 – 5; Rm. 15: 18 e 19; Lc. 6: 45.

Aqui vemos a importância da imposição das mãos, doutrina tão rejeitada nos tempos de hoje. Imposição de mãos transmite fé, autoridade, poder, cura, libertação, Dons Espirituais, Batismo no Espírito Santo e visão.

ATOS 9: 21 e 22 = É difícil para o homem do mal liberto e convertido convencer as pessoas de que ele é outra pessoa II Co. 5: 17 só os testemunhos e o tempo vai provar que Deus é na vida dele, só o tempo e o testemunho de Deus vai dizer que ele é realmente uma nova criatura. Mt. 7:15-20

O PERSEGUIDOR E PERSEGUIDO

ATOS 9: 23 = Aqui vemos o dedo de Satanás João 10: 10ª; João 8: 44ª.

ATOS 9: 24 = Podem armar ciladas, preparar armadilhas falar mal, fazer contendas, fazer tudo por debaixo dos panos contra o homem de Deus, mas cedo ou tarde Deus faz chegar à verdade ao seu servo, nada fica em oculto, no tempo certo Deus traz a luz Lc. 12: 2; Isaias 54: 17; II Reis 6: 8 – 12.

ATOS 9: 25 – 26 = Sempre haverá livramento para o homem de Deus, Deus sempre vai preparar um escape I Co. 10: 13. Era natural que os homens não crescem e temessem a Saulo, mas se eles se lembrassem das palavras do Senhor Jesus não haveria motivo para temer. Mc. 9: 38 – 40.

ATOS 9: 27 – 30 = Barnabé mostrou que era um homem de Deus e que confiava totalmente em Deus. Primeiro não teve medo, segundo teve visão e discernimento vendo que Saulo já era uma nova criatura, terceiro; não o abandou, mas sim apoiou carregou e sustentou a Saulo nos seus primeiros dias de novo convertido, e quarto viu que Saulo já era um homem cheio do Espírito Santo.

Saulo viveu a sua vida inteira com a mesma intensidade que quando começou, ele não deixou as chamas se apagar, ele não deixou o amor se esfriar e não deixou o primeiro amor. É isto que Deus quer de todos, que se achegue a ELE, que jamais deixem o primeiro amor. Ap. 2: 4.

ATOS 9: 31 = Com os apóstolos vivendo tamanha graça, desfrutando de todo o Poder que Espírito Santo lhes proporcionava e a conversão de Saulo as igrejas viviam momentos de grande avivamento.

A CURA DE ENÉIAS

ATOS 9: 32 = Lida uma cidade da Judéia. Pedro está fazendo uma grande obra evangelística por toda Judéia, Lida, Sarona.

ATOS 9: 33 = Jope fazia parte da cruzada evangelística de Pedro, pela força e vontade de Deus. Enéias cruzou o caminho de Pedro, e Pedro cheio de Jesus ofereceu a Enéias o que ele tinha em abundância Atos 3: 6; Atos 9: 34 com certeza a vida deste homem e de todos que ali estavam não foi mais a mesma Atos 9: 35.

A RESSURREIÇÃO DE TABITA

ATOS 9: 36 = Esta mulher tinha um nome e o texto destaca bem o seu nome, mas o principal é que está mulher não era famosa pelo nome, mas sim pelas suas obras, embora que a nossa salvação não seja pelas obras Rm. 4: 1 – 25; Rm. 5: 1. Mas o crente como luz e como sal da terra. Mt. 5: 13 – 16 têm que ter obras Tiago 2: 14 – 18.

ATOS 9: 37 = Chegou o dia desta mulher, ela morreu, só que esta mulher pelas obras era importante para a sociedade local. Cada crente tem que ser importante na sua família, no seu emprego, no seu bairro na sua cidade tem que se envolver fazer obras, ser útil para a sociedade.Pv18.1

ATOS 9: 38 = Tamanha importância desta mulher para aquele povo, que o povo quando ouviu falar que Pedro estava por perto mandaram chamá-lo e que ele viesse depressa. Pois aquela mulher era um bem muito precioso para aquele povo e não podia ficar morta por muito tempo.

ATOS 9: 39 = As mulheres as amigas e o povo começaram a mostrar a Pedro as obras daquela mulher e como ela era importante para eles.

Cada crente tem que marcar a sua época a sua geração a sua passagem nesta terra, tem que deixar marcas e lembranças. O crente antes de conhecer Jesus era conhecido pela sua vida pecaminosa e má, mas depois do encontro com Jesus ele tem que ficar conhecido pelas suas boas obras.

ATOS 9: 40 – 42 = Pedro mandou que todos saíssem, não porque eles eram incrédulos, mas porque ele queria um instante de comunhão com Deus, queria interceder por aquele povo. Mostrar a Deus embora já fosse do conhecimento de Deus a importância que aquela mulher tinha, e o impacto espiritual que iria causar a ressurreição desta mulher naquela região. Deus confirmou a sua oração mostrando para aquele povo que Jesus tem o controle da morte Ap. 1: 18; I Co. 15: 55-57; João 11: 25 e 26.

PR. Ev. Sérgio Voltar para o mergulhando

Leia os outros capítulos: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25 26 27 28                          
dizimo


BUSQUE NO SITE:




DEIXE SEU RECADO:



PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT:

Participe de nossa comunidade no Orkut.

Amazing Counters

Já visitaram


© 2009 PALAVRAS DA VIDA - SUA IGREJA NA INTERNET | Todos os dirseitos reservados |