Idolatria, imagem de escultura Você acredita em imagens de escutura? Será que elas ouvem suas orações? Descubra aqui!

| H o m e | M i n i s t é r i o | P a s t o r | C u l t o s | P e d i d o . de . o r a ç ã o | C o n t a t o s
João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos

Menu

Clique e leia mais de 200 estudos bíblicos








ATOS DOS APÓSTOLOS / CAP 1

INTRODUÇÃO: O livro de Atos dos Apóstolos é um tesouro muito rico, quanto mais você lê mais luz você adquire. O livro de Atos dos Apóstolos é a espinha dorsal do NT, ele fica entre os evangelhos e as Epístolas, sem entender o livro de Atos fica quase impossível compreender as cartas, ele narra a histórias de homens pobres desprezados e indoutos que com o Poder do Espírito Santo fizeram a maior obra evangélica que o mundo já viu João 14: 12. Atos dos Apóstolos conta a história da Primeira Igreja e das primeiras Missões, é um exemplo a ser seguido Jr. 6: 16 é uma revelação de Deus de como é a verdadeira igreja de Jesus Cristo, um modelo da igreja que vai encontrar com Jesus nas nuvens I Ts. 4: 13 – 17.

O LIVRO
O livro de Atos dos Apóstolos foi escrito provavelmente entre os anos 61 e 63 DC, o livro termina abruptadamente com Paulo no seu segundo ano de prisão em Roma que teve inicio acerca do ano 60 DC, Lucas não dá nenhuma informação sobre o martírio de Paulo que morreu decapitado entre 66 e 68 DC.
Há duas linhas de entendimento teológico sobre o livro de Atos dos Apóstolos: Uma teoria é de que o livro foi escrito primeiro que o Evangelho de São Lucas, e a outra é que o Evangelho de São Lucas foi escrito primeiro. Eu fico com a segunda teoria, pois tudo indica segundo o meu entendimento o Livro de Atos dos Apóstolos é uma continuação do Evangelho de São Lucas, o Segundo Tratado, podemos observar alguns detalhes: em Atos 1: 1 Lucas fala de um Primeiro Tratado que já tinha sido escrito, observe o que ele escreveu – Fiz o Primeiro Tratado, oh Teófilo, em Atos 1: 1 – 13 ele faz a narrativa que é semelhante à narrativa final do Evangelho de São Lucas Lc. 24: 47 – 53.

O AUTOR
Baseado na narrativa de Atos 1: 1 e do Evangelho de São Lucas 1: 3 o autor dos dois livros é o mesmo, e há uma opinião que é aceita universalmente que o Evangelho de S. Lucas e o Livro de Atos dos Apóstolos têm um autor em comum, o médico Lucas Cl. 4: 14. Gentio convertido Lucas foi enviado por Teófilo (Alguém muito importante) para investigar o acontecimento dos três anos do Ministério de Jesus, com certeza Lucas se aproximou dos apóstolos, discípulos e de todos que conheceram e andaram com Jesus. Lc. 1: 1 – 3 o papel de Lucas no NT é de grande importância. Escritor, médico, evangelista companheiro e amigo do Apóstolo Paulo chegando a fazer parte da equipe missionária de Paulo. IITm. 4: 10 e 11; Fm.: 24.

DESTINATÁRIO
O Livro de Atos dos Apóstolos é destinado a Teófilo, embora escrito para alguém específico, muitos acreditam que ele tenha sido dirigido a todos os que amam a Deus, pois o nome Teófilo significa “Aquele que ama a Deus”. De qualquer modo Lucas escreveu Atos para ser lido por muitos, esses leitores tinham muita familiaridade com o Império Romano e com a Ásia Menor, mas talvez não com a Palestina, o que explicaria a informação cuidadosamente detalhada de Lucas sobre determinados lugares.

ATOS DOS APÓSTOLOS - CAPÍTULO 1
Lucas ao escrever Atos dos Apóstolos começa narrando o final do Evangelho de São Lucas, mostrando para os leitores que a morte, ressurreição e ascensão de Cristo não significariam o final. Atos 1: 10 e 11, mas sim o começo da Igreja, o inicio do Reino de Deus na Terra Mt. 3: 2; Atos 1: 3; Lc. 16: 16 da mesma forma que ele ao encerrar Atos dos Apóstolos de forma abrupta não significa o final, mas sim o começo, Atos dos Apóstolos não acabou, mas renasce a cada dia na vida de um crente novo convertido Ap. 2: 4, na vida de uma igreja destemida que insiste em pregar a Palavra genuína, a andar nas marcas da Igreja Primitiva. Jr. 6: 16.

ATOS 1: 1 - Jesus não só começou a fazer e a ensinar, mas Jesus continua a fazer e a ensinar MT. 28: 18; MT. 18: 20; Hb. 13: 8.

ATOS 1: 2 – No céu na Terra, pessoalmente ou através do Espírito Santo, Jesus continua a dar os seus mandamentos na voz dos pregadores dos mestres ou dos crentes no seu individual João 14: 26; Isaias 48: 17.

ATOS 1: 3 – Quarenta dias tempo de ensinamento, quarenta dias é muito usado na Bíblia para dar significado ao tempo de receber algo de Deus, Ministério Lc. 4: 1 – 15, tempo de receber mandamento Dt. 9: 1 – 10; tempo para receber ordem, autoridade de Deus I RS. 19: 7 – 16. Não foi diferente com os Apóstolos e discípulos, por Quarenta dias Jesus após a ressurreição ficou com eles preparando – os para o ministério, ensinando-os sobre os mandamentos do Reino, preparando-os para receber a ordem, autoridade e o poder que viria sobre eles.

Obs. No monte da Transfiguração Moisés, Elias e Jesus.

ATOS 1: 4 e 5 - Era necessário esperar, esperar não é uma virtude passiva, observamos que eles não esperaram sentados, ou sem fazer nada, eles entenderam que era para esperar em atividade e eles foram orar Atos 1: 13 e 14.

ATOS 1: 6 e 7 – Depois do Reinado de Salomão, o Reino de Israel foi dividido e levado cativo, pela Síria, Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma. O povo na época de Jesus acreditava que ELE era um Rei semelhante a Davi, um rei que viria com o objetivo de libertá-los definitivamente da escravidão. De fato Jesus vinha não só para libertar os 2 judeus, mas também os gentios. Não libertar da escravidão física, mas sim da escravidão espiritual, para libertá-los da escravidão dos pecados, dos vícios, do legalismo em fim da lei. Trazendo uma nova Dispensação: A Dispensação da Graça João 8: 31 – 36; Rm. 6: 14; Is. 43: 19; Ap. 21: 5.

ATOS 1: 8 - Aqui é claro a necessidade da direção do Espírito Santo, a necessidade de ser guiado pelo Espírito Santo, do Poder do Espírito Santo sem compreender isto fica difícil fazer a obra e fica difícil expandir o Evangelho, e fica difícil crescer João 16: 5 – 15. É necessário mergulhar, imergir, ser cheio, completo. Ef. 5: 18

ATOS 1: 9 Da mesma forma que a Igreja viu Jesus subir com certeza ela também subirá ITs. 4: 16 e 17
ATOS 1: 10 Aqui neste versículo confirmam que os anjos estão a todo o tempo ao lado do crente, leia e compare Salmos 34: 5 – 7.

ATOS 1: 12 Curiosidades - distância de um sábado equivale a 1 km e 80m.

ATOS 1: 15 – 26 - A eleição de Matias, segundo o meu entendimento foi precipitação, embora na Bíblia haja várias passagens que fala sobre sorte este método nunca foi usado para ungir Profetas, Reis e Sacerdote, segundo o meu modo de entender este método também não seria usado para escolher Apóstolo ou qualquer obreiro. Os métodos usados por Deus sempre foram feito por meio de Revelação ou Profecia, mas eles não esperaram a chegada do Espírito Santo João 16: 12 – 15, pois a escolha do décimo segundo apóstolo seria feita pelos apóstolos, mas sob a supervisão e direção do Espírito Santo. O método usado por eles para a escolha não é aprovado por Deus, cristão não deve usar o jogo da sorte para tomar decisões, pois quem usa a sorte como base está sujeito ao azar, jogos da sorte e azar são usados por pessoas que cultuam outros deuses, não o Deus de Israel Jonas 1: 1 – 7.

Vamos observar que mais para frente eles não usariam este método, mas sim passariam a consultar o Espírito Santo Atos 15: 23 – 28; Atos 6: 1 – 3.

Segundo o meu entendimento o décimo segundo apóstolo era um homem que estava nos planos de Jesus Cristo. Atos 9: 1 – 23; Atos 26: 1 – 18; Atos 13: 1 – 4; I Co. 1: 1; Gl. 1: 1. Da Páscoa até o Pentecoste são cinquenta dias.

Jesus ficou ensinando os apóstolos por quarenta dias. Da ascensão de Jesus ao céu até o derramar do Espírito foram dez dias em que eles ficaram sem Jesus, sem a Palavra de Deus, sem Profetas, sem o Espírito Santo, pois o Espírito Santo ainda não tinha sido derramado. Ou seja, ficaram dez dias no escuro, isto nos ensina que a momentos em nossas vidas que temos de aguardar, pois quando não temos respostas de Deus, de Jesus e nem do Espírito Santo, tomar decisões a respeito da obra ou até de nossa vida secular não vamos ter os frutos que esperamos. Começamos mas no caminho o fracasso vai ficar evidente.

PR. Ev. Sérgio Voltar para o mergulhando

Leia os outros capítulos: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25 26 27 28                          
dizimo


BUSQUE NO SITE:




DEIXE SEU RECADO:



PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT:

Participe de nossa comunidade no Orkut.

Amazing Counters

Já visitaram


© 2009 PALAVRAS DA VIDA - SUA IGREJA NA INTERNET | Todos os dirseitos reservados |